15 de agosto de 2017

[Resenha] Boa Noite - Pam Gonçalves

"Ao contrário do que somos educadas a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs. Um time. O exército que precisamos proteger. Se não protegermos e cuidarmos umas das outras, não serão os homens que farão por nós. Juntas somos mais fortes"


Poder ler um livro escrito por uma booktuber, pra mim, já tem um peso diferente: em meio a tantos lançamentos de youtubers com conteúdo duvidoso, ver um livro publicado por alguém que realmente tem a paixão pela literatura correndo nas veias é animador. Se tratando da primeira booktuber que conheci, aquela que de certa forma é responsável por grande parte da lista de livros que li nos últimos três anos e que me inspirou a criar meu próprio canal, posso dizer que Boa Noite foi como um presente.

A história por si só já seria suficiente: Alina acaba de mudar de cidade para iniciar o primeiro ano da faculdade. Além da oportunidade de cursar a graduação em engenharia da computação em uma universidade federal, a garota também vê uma chance de recomeçar como uma pessoa diferente, deixando os rótulos de nerd e CDF para trás e buscando se tornar mais parecida com os novos colegas.

Em meio aos desafios, Alina se depara com o preconceito por frequentar um curso majoritariamente masculino, tentar se encaixar nos padrões dos jovens universitários, a distância e a saudade de casa e dos pais, mas principalmente, a dura realidade do mundo que ainda se mostra machista e preconceituoso.



Como já citei anteriormente, Boa Noite é um presente, e não apenas para mim, mas principalmente para as jovens meninas que estão agora passando por situações parecidas com as de Alina. Situações que eu já vivi, quando iniciei a graduação, e outras que infelizmente já vivenciei apenas por ser mulher.

Pam Gonçalves soube usar seu alcance de influenciadora digital para chamar atenção para causas importantes, como o machismo e o abuso sexual. Em um mercado em que a maioria dos new adults romantiza relacionamentos abusivos e dá destaque aos mocinhos problemáticos, uma história como essa é essencial por destacar o poder da amizade e da união feminina.

Por se tratar do primeiro livro solo da autora, a escrita com certeza ainda tem muitos pontos a serem trabalhados e amadurecidos, o que de nenhuma maneira torna a narrativa menos atrativa ou pobre. Com uma construção de enredo consistente, esse é um detalhe que passa despercebido. Tenho certeza que as próximas obras da Pam serão ainda melhores e estou ansiosa para os próximos lançamentos!


Infos:
Título original: Boa Noite
Autora: GONÇALVES, Pam
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501106698
237 páginas


Para comprar: Submarino | Americanas | Amazon
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

2 comentários :

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^