6 de fevereiro de 2017

[Resenha] Aconteceu Naquele Verão - org. Stephanie Perkins

Ao contrário dos dias de verão, as noites de verão eram mágicas. Os raios de sol se alongavam em uma carícia suave, as cigarras cantavam em sua orquestra de insetos e o asfalto emanava um calor preguiçoso e delicioso.


Começa hoje aqui no blog a semana especial do livro Aconteceu Naquele Verão! Todos os dias vai ter um post diferente falando sobre algum aspecto do livro e até compartilhando com vocês histórias divertidas que vivi durante o verão. A semana especial é uma iniciativa da Intrínseca e vocês podem conferir os outros blogs participantes nas redes sociais da editora! Pra começar, vamos conhecer melhor o livro?

Aconteceu Naquele Verão é uma coletânea de contos organizada pela Stephanie Perkins e tem histórias de autores que já são os grandes queridinhos dos leitores de YA, como Leigh Bardugo, Cassandra Clare, Veronica Roth e Jennifer E. Smith. Os contos giram em torno de histórias de amor e tem as férias de verão como o pano de fundo em comum. 

Apesar de serem todos contos com histórias de amor, cada um deles tem uma característica única de cada autor. O conto da Leigh Bardugo, 'Cabeça, escamas, língua e cauda', por exemplo, tem um toque de fantasia que faz toda diferença na história. Já a Veronica Roth, autora da saga Divergente, trouxe um mundo distópico para 'Inércia', que acabou se tornando um dos meus contos favoritos.

É claro que os casais LGBT's não ficariam de fora, e Nina LaCour e Tim Federle nos presenteiam com os casais mais fofos já vistos habitando o mundo dos romances nos contos 'O Fim do Amor' e 'Lembranças'. Ponto pra representatividade, que está presente não só nos casais homoafetivos, mas também nos inter raciais.


Sendo eu uma grande fã de histórias de amor, é óbvio que eu adoraria a coletânea, mas o que mais me encantou foi a forma como cada autor conseguiu deixar sua marca nos contos. Apesar de não conhecer o trabalho da maioria deles, os que conheço deixaram nítidos seus estilos de escrita em cada história.

O fato de vários outros gêneros serem explorados junto ao romance e ao YA também me surpreendeu - li gêneros que eu não leria em outras oportunidades, como é o caso do terror e da fantasia, que são estilos que não estão incluídos no meu repertório de leitura com muita frequência. Ou seja, se você não curte muito romance, o livro ainda assim pode ser uma boa indicação de leitura pra você! 

Não vou me prolongar muito em detalhes sobre cada história, principalmente por serem contos curtos e o risco de spoiler ser muito grande. Durante o restante dessa semana falarei mais sobre outros aspectos do livros, dentre eles especificamente sobre meu conto favorito. Fiquem de olho!

Ponto a mais para a capa e toda a arte do livro. É divertidíssimo ler os contos e procurar cada personagem na capa (sim, todos estão por lá!). Se você já leu e gostou, fica também a dica para procurar a coletânea O Presente do meu Grande Amor, também lançado pela Intrínseca, mas que traz contos de amor que se passam nos feriados de natal e ano novo. 

Infos:
Título original: Summer days and summer nights
Organização: PERKINS, Stephanie
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551001158
382 páginas

Livro cedido para resenha pela editora.
Para comprar: Amazon | Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

4 comentários :

  1. Estou louca para ler esse livro! Li "Um presente para o meu grande amor" e fiquei encantada. Vou acompanhar aqui com certeza.
    Se puder, vem conhecer o meu cantinho. <3
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li O presente do meu grande amor e gostei muito, mas esse acabou sendo melhor na minha opinião rs.

      Excluir
  2. Confesso que tenho vontade de ler esse livro. Li o de natal / fim de ano e gostei bastante. Acho que a Perkins fez um trabalho bem bacana de reunir vários autores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bem mais desse do que daquele de fim de ano! As histórias parecem bem melhor construídas e, como eu disse na resenha, tem uma baita representatividade porque trata dos mais diferentes tipos de casais. Vale e pena! :)

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^