25 de janeiro de 2017

[Resenha] O Livro de Memórias - Lara Avery

Às vezes a vida é só terrível. Às vezes a vida te dá uma doença estranha. Às vezes a vida é muito boa, mas nunca de um jeito simples. E, quando eu olhar para trás, vou saber que tentei. 

O Livro de Memórias é justamente aquilo que o nome propõe: um compilado de memórias da personagem Sammie, que recentemente descobriu ter uma doença genética que, aos poucos e dentre outros sintomas, afetará permanentemente a sua memória - a NP-C. Nas páginas desse livro, encontramos a Sammie de agora escrevendo para a Sammie do futuro tudo o que acontece no seu cotidiano, dividindo os sentimentos, as aflições, angústias... Tudo com o propósito de manter registrado aquilo que a doença pode roubar dela daqui a alguns anos.

Mesmo depois de receber o diagnóstico, ela decide manter a doença em segredo, e segue sua vida normalmente: faz planos de terminar o ensino médio e ingressar na NYU no próximo ano; experimenta primeiras-vezes, como sua primeira festa de verdade; tem coragem de finalmente se declarar pro carinha que ela gosta há anos e retoma uma antiga amizade esquecida pelo tempo. Tudo devidamente registrado em primeira pessoa nas páginas d'O Livro de Memórias

Mas é justamente durante a final do último torneio de debates do ensino médio, que o peso da doença despenca sobre ela. A partir daí, conhecemos o outro lado, aquele que até então não era registrado. O medo do fracasso, a incerteza do futuro e a decepção quando as coisas não saem como ela previra.


Esse livro mexeu muito comigo em muitos aspectos: o romance que Sammie acaba engatando com Stuart, o crush-escritor no qual ela passou grande parte da vida escolar sonhando, foi um dos pontos altos da história para mim, porque me mostrou que nem sempre são os grandes gestos que fazem a diferença na nossa vida e, principalmente, que não é porque sonhamos muito com algo que a realidade vai ser tão boa quanto.

Acompanhar a evolução da doença pela perspectiva da pessoa doente foi outro soco na cara. Apesar da personagem ser extremamente perseverante e ter certeza de que, apesar de tudo, vai conseguir atingir os seus objetivos, a autora foi deixando aos poucos pistas na própria narrativa de como o estado de saúde de Sammie ia se deteriorando. De forma alguma esse é um livro sobre a doença, tanto que durante a história, ela acaba se tornando apenas um detalhe.

E o final, meus amigos, foi a cereja no bolo da minha sofrência. Sabe quando você tem aquela sensação ruim na boca do estômago de que algo vai acontecer? Conforme a leitura evoluía, essa sensação foi aumentando em mim, e eu sentia a eminência do choro chegando na garganta e subindo pros meus canais lacrimais. O livro me segurou até a última página e, então, me destruiu. Terminar esse livro doeu, e imediatamente eu recomecei a leitura absorvendo mais ainda cada página, cada frase e cada parágrafos das memórias da Sammie. 

Apesar de doer, é uma leitura recomendadíssima, e mais um daqueles livros que fazem por mim o que nenhuma auto-ajuda foi capaz até hoje. O Livro de Memórias me ensinou a importância de continuar sonhando, mesmo que sem nenhuma perspectiva no futuro, mesmo que só pra tornar o presente um pouquinho mais suportável. Obrigada, Sammie. Obrigada, Lara Avery.
Infos:
Título original: The Memory Book
Autora: AVERY, Lara
Editora: Seguinte
ISBN: 9788555340178
350 páginas.

Livro cedido para resenha pela editora.
Para comprar: Amazon | Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

4 comentários :

  1. Parece ser um bom livro!
    É pena não ter sido publicado em Portugal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, pena mesmo, mas talvez você consiga o ebook pela Amazon :)

      Excluir
  2. Parece ser ótimo, apesar de fazer o leitor sofrer. Se você sentiu isso, então, provavelmente, a autora atingiu seu objetivo: o de tocar o leitor.
    Eu vou anotar esse livro, quero muito lê-lo!

    Amei seu blog. <3
    EU SOU UM POUCO DE CADA LIVRO QUE LI

    ResponderExcluir
  3. Ana. Acabei de encontrar seu aleatoriamente e gostei bastante das coisas que encontrei por aqui. Um site focado em sua principal proposta, organizado e bem relevante. Voltarei mais vezes para acompanhar seu trabalho. Sucesso mana!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^