16 de janeiro de 2017

[Resenha] Fãs do Impossível - Kate Scelsa

Que nós possamos viver impossivelmente (...). Contra todas as expectativas. Que as pessoas nos olhem e se perguntem como jóias assim podem reluzir no triste deserto do mundo. Que nós possamos viver o impossível.

Se você leu As Vantagens de Ser Invisível provavelmente vai conhecer essa história de algum lugar: um garoto problemático que tem como único amigo seu professor de Inglês conhece outros dois seres humanos incríveis (e tão problemáticos quanto) que mudam sua vida e de repente ele tem amigos e todo mundo se ama e fica bem. Se acrescentar uma pitada de romance LGBT você tem a história não tão original de Fãs do Impossível.

Eu, como a maior maluca por As Vantagens que você respeita, já quis conhecer a história logo de cara, e não me arrependo: apesar de enredos parecidos, Fãs do Impossível tem alguns detalhes que fazem toda a diferença e me fizeram não largar o livro até terminá-lo.

Os personagens em questão são Jeremy, Mira e Sebby.
Jeremy acabou de voltar para a escola depois de um período afastado. Como forma de se reintegrar ao ambiente, seu professor de inglês sugere que ele crie um clube de artes com os outros alunos. O problema é: quem convidar? Para se oficializar, o clube precisa de ao menos 10 membros, e Jeremy não tem sequer um único amigo que não seja seu professor.

É assim que ele acaba conhecendo Mira, a peculiar garota nova da sala e que aceita fazer parte do clube, trazendo consigo seu melhor amigo Sebby, que nem ao menos é aluno daquela mesma escola (e talvez de nenhuma outra). Dessa forma, os três acabam criando um laço de amizade e companheirismo que consegue ultrapassar até mesmo as barreiras dos problemas que cada um deles teve no passado.


A narrativa do livro foi algo que me encantou: além de cada capítulo ser narrado por um dos personagens, eles também são escritos de uma maneira que eu vi em poucos livros. Enquanto os capítulos narrados por Jeremy são em primeira pessoa e os de Mira, em segunda, quando o narrador em questão é o Sebby, a escrita se dá em terceira pessoa. Dá pra imaginar? Quando fiquei sabendo disso achei que seria super estranho, mas se encaixou perfeitamente na trama e no contexto do personagem.

Eu tinha grandes expectativas a respeito desse livro, primeiramente pelas comparações com As Vantagens e, em segundo, por saber que cada um dos personagens traz consigo um histórico de problemas psicológicos, mas acho que me precipitei. Tudo foi tratado de forma bastante superficial, o que me desanimou um pouco. Durante toda a leitura eu esperei um grande plot, mas acabei não recebendo isso.

Como um todo, a história é muito boa, principalmente nos momentos em que os três personagens principais estão juntos e descobrindo um ao outro. Pequei ao esperar algo tão incrível quando os outros YAs aos quais essa obra foi comparada. É um livro bastante bom, mas evite comparações, pois isso pode acabar gerando decepções. 


Infos:
Título original: Fans of the impossible life.
Autora: SCELSA, Kate
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551000403
335 páginas


Livro cedido para resenha pela editora.
Para comprar: Amazon | Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

6 comentários :

  1. Amei demais a sua resenha, vi o Vitor Martins à algum tempo recomendar ele e comprei, nunca li até hoje, mas quero ler em breve

    ResponderExcluir
  2. Vi esse livro pela primeira vez ontem, então quando vi que você tinha feito uma resenha, corri para ler!! Eu também sou completamente apaixonada por As Vantagens, é um dos meus livros favoritos da vida! Esse parece ser legal também, vou colocar na minha lista e tentar não fazer comparações!! Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou de As Vantagens possivelmente vai gostar dele, é só não ir esperando uma história tão incrível quanto a do Charlie ahaha boa sorte na leitura :)

      Excluir
  3. Gostei e muito de As vantagens de ser invisível e por isso anotei a dica.
    Sua resenha me deixou curiosa pela história e essa capa é lindinha né?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo essa capa! Foi uma das coisas que me instigou a ler o livro haha me conta o que achou quando ler :) Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^