23 de janeiro de 2017

[Resenha] Diário de um ladrão de Oxigênio - Anônimo

Despedaçar uma alma é mais fácil quando o perpetrador já passou pela mesma experiência. Pessoas machucadas machucam outras pessoas com mais habilidade. Um especialista em partir corações conhece o efeito de cada incisão.

Diário de um ladrão de Oxigênio é com certeza um dos livros mais peculiares que já li, a começar por toda história por trás de sua publicação: publicado a princípio de maneira independente em Nova York, o autor conseguiu vender todas as cópias da primeira tiragem divulgando a capa do livro em postes pela cidade. Uma capa que também é bastante peculiar. 

Isso tudo porque, como a gente descobre logo no princípio do livro, trata-se supostamente da história verídica de um publicitário muito conhecido nesse ramo e, por isso, publicado de maneira anônima, o que não o impede de dar diversos detalhes sobre sua vida pessoal e amorosa, que é o foco principal do livro.

O tal publicitário é viciado em seduzir e machucar psicologicamente suas parceiras. Ao menor sinal de que a mulher está se apaixonando, o Anônimo coloca o seu plano em ação. É nojento e enojante assistir a isso acontecer e, principalmente, a naturalidade com que esses fatos são narrados, sempre encontrando uma justificativa para atos tão sórdidos.

Porém, a coisa muda de figura quando ele se vê realmente apaixonado por uma mulher, a qual ele não tem a menor intenção de machucar. E dessa vez, quem acaba se machucando é ele. E o livro é, basicamente, a história dessa vingança, de como ele se transformou de caçador à presa em pouco mais de 150 páginas.


Não vou mentir: a princípio o que me chamou atenção e me fez ler o livro foi o fato desse traste finalmente provar do próprio veneno. Mas na real o que acabei encontrando foi um machinho mimado chorando por ter sido tratado da forma como tratou tantas outras mulheres durante a vida, o que me fez, na verdade, ficar com muita raiva.

E é nessa hora que entram minhas ponderações: se esse livro se tratar realmente de um fato verídico, não recomendo a leitura. Será desgastante e estressante e você terminará sem fé na humanidade e querendo capar cada homem que habita esse planeta. Se você optar por ler acreditando se tratar de uma ficção, é um livro mais do que recomendado, principalmente por ter despertado em mim todos esses sentimentos que acabei de citar. Uma ficção que tem a capacidade de trazer sentimentos tão reais é uma ficção bem escrita e bem construída e, por isso, uma ótima recomendação.

Como citei no começo da resenha, Diário de um ladrão de Oxigênio é um livro peculiar, e cabe ao leitor decidir qual olhar dará a ele.

Infos:
Título original: Diary of an oxygen thief
Autor: Anônimo
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551000595
160 páginas

Livro cedido para resenha pela editora.
Para comprar: Amazon | Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^