16 de setembro de 2016

[Resenha] Azeitona - Bruno Miranda

Enquanto lavava a louça, listou o restante das atividades daquele dia - aula de tênis para o Caio às 16 horas, depois convencer uma colega de escola a participar de um programa de televisão para casais adolescentes esperando bebês. Um pouco diferente do que estava acostumado, mas tudo bem.

Quem nunca torceu o nariz pra livro de youtuber que arranque a primeira página! Não vou mentir que por muito tempo fiz parte dessa galera que não quer passar nem perto desse tipo de livro. Porém, quando li a sinopse de Azeitona minha concepção mudou totalmente, e eu fiquei super ansiosa para conhecer a história que Bruno Miranda criou - ele, que também já foi booktuber assim como eu!

Ian é um garoto de 16 anos que foi criado pela sua irmã mais velha, Iris, já que perdeu os pais ainda criança. Hoje, se prepara para receber mais um membro na sua pequena família: a irmã descobriu que está grávida. Poderia ser só mais uma história de como a família se uniu para dar todo o conforto necessário para a criança, ou então sobre como Ian lidou com tudo isso... Mas na literatura tudo é possível.

Enquanto acompanhava a irmã em uma consulta ao obstetra, Ian é abordado por Catarina, a produtora de um reality show para jovens pais. O garoto até tenta explicar que na verdade não é o pai da criança, e sim um mero acompanhante, mas ao ouvir o valor do cachê pago aos participantes, não pensa duas vezes antes de topar a proposta - seria a ocasião perfeita para compensar tudo que Iris fez por ele durante todos esses anos, tendo uma forma de ajudá-la financeiramente na criação do bebê. O único problema é que Ian não tinha uma namorada, e muito menos uma namorada que estivesse grávida!

Quando começa a pensar nas possíveis garotas que poderiam o ajudar, Emília foi o primeiro nome que passou pela sua cabeça. A garota nem ao menos era sua amiga, era somente uma colega que frequentava algumas aulas em comum. Mas, por algum motivo, ela parecia a escolha perfeita para o papel de namorada-grávida. Convencer Emília não foi um problema. Passando por problemas familiares e querendo mais do que tudo uma maneira de se sustentar e poder sai da casa dos seus pais, o cachê também foi o principal atrativo que a fez topar. Mas como manter esse segredo da sua rigorosa mãe e, pior, do seu namorado? E ainda: como parecer grávida o suficiente para as câmeras?


O livro vai tratar de assuntos sérios de forma bastante leve. A própria questão da gravidez na adolescência é tratada com naturalidade, sem perder o grau de seriedade necessário para se falar sobre isso. Depois da metade do livro muitos plots e reviravoltas acontecem, o que posso dizer que me surpreendeu, já que esperava aquele mais do mesmo dos livros adolescentes, sempre entregando o clichê pronto que já estamos acostumados.

Porém, algumas coisas também me incomodaram: não consegui entender qual era o sentido da relação de Ian e Emília. Em um primeiro momento eles são praticamente estranhos; no momento seguinte já estão embarcando num reality show juntos, dividindo segredos e agindo como se conhecessem há anos para, no fim, deixar a entender o início de um romance. Essa história não me convenceu. Na minha opinião, a relação dos dois se desenvolveria muito melhor se mostrasse a evolução de uma amizade entre os dois, e não um romance que não dá nenhum indício durante todo o livro.

Apesar de ter achado a construção desses personagens um tanto fraca, a escrita do Bruno é muito boa e tem tudo para evoluir cada vez mais, assim como sua construção do próprio enredo. Achei a história bastante original, e confesso que foi isso que me fez ficar tão curiosa a respeito do livro. Pra um público mais velho, talvez seja difícil ser pescado por essa história tão - li muitas resenhas, e a maioria aponta para a forma como as coisas são resolvidas, muito distantes da realidade -, mas para um público mais jovem, ou mesmo alguém que procure uma leitura mais leve e divertida, é uma super recomendação.



Infos:
Título original: Azeitona
Autor: MIRANDA, Bruno
Editora: Planeta
ISBN: 9788542207088
350 páginas
 Para comprar: Submarino | Amazon
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^