27 de julho de 2016

[Resenha] Destinos e Fúrias - Lauren Groff

Fazia dezessete anos que estavam casados. Ela vivia no aposento mais profundo do seu coração. E às vezes isso significava que esposa surgia em sua mente antes de Mathilde, companheira antes de indivíduo. A abstração vinha antes do ser visceral.

Destinos e Fúrias não é só mais uma capinha bonita. É um livro sobre os altos e baixos de um casamento, seus segredos e frustrações, desencontros. Enfim, sobre seus destinos e suas fúrias.

Lotto nasceu numa família bem estruturada, envolvida com negócios valiosos de água mineral, mas acabou perdendo o pai cedo demais. Com a morte do patriarca, sua mãe resolve que é hora de se mudarem para uma casa menor, e acabam partindo para outra cidade. É lá que o garoto se envolve com amizades que acabam por lhe trazer problemas e deixar sua mãe insatisfeita, decidindo por mandar Lotto para um colégio interno.

A decisão desagrada totalmente o garoto, mas é por lá que descobre uma paixão que vai se estender pelo restante de sua vida: o teatro. Já na faculdade, Lotto passa a participar de peças e montagens teatrais, ganhando prestígio e fama entre os colegas. E é também na faculdade que outra paixão arrebatadora entra em seu caminho - Mathilde.

É em uma festa já no final da graduação que os dois se encontram. Ele, que era conhecido por ter se envolvido com quase todas as garotas da faculdade, se encanta à primeira vista, e não hesita em pedi-la em casamento ali mesmo. Porém Mathilde é mais complexa do que parece, tem muitos segredos com relação ao seu passado e, até então, era uma incógnita para o restante dos estudantes do campus.

Em menos de duas semanas, Mathilde e Lotto estão casados, e a partir daí a vida de garoto rico com a qual ele estava acostumado vai por água abaixo, já que sua mãe desaprova totalmente o casamento e o deserda. Os tempos se tornam difíceis, Lotto não consegue engrenar em sua carreira como ator, e Mathilde se torna a principal responsável pelo sustento da casa. Apesar disso, a paixão que os ligou desde o primeiro momento continua, mantendo o relacionamento em pé apesar do mistério que ronda o passado de Mathilde.



O livro é dividido em duas partes - Destinos, onde conhecemos a história de Lotto desde antes do seu nascimento, quando seus pais se conhecem; e Fúrias, quando a história de Mathilde é finalmente trazida à tona. Essa divisão não funcionou muito pra mim, já que durante a primeira parte pensei diversas vezes em desistir do livro por não trazer grandes acontecimentos ou reviravoltas. Porém, desde a primeira página de Fúrias o livro me mostrou pra quê veio.

Se em um primeiro momentos tomávamos o lado do mocinho e odiávamos o vilão, a partir daí deixamos de lado os maniqueísmos e entendemos que, apesar do ar de conto de fadas, estamos lidando com relações humanas. Pessoas erram, acertam, e muitas vezes os fazem tendo em mente aquilo que parece ser o melhor no momento, mesmo que se mostre um desastre depois de um tempo.

Me surpreendi muito positivamente com o plot que esse livro trouxe. A segunda parte faz juz à sinopse, que promete um livro sobre diferentes pontos de vista, segredos e reviravoltas. É também uma ótima indicação para os apaixonados por teatro e artes, por trazer as aflições e percalços por trás do processo de produção de uma obra.

Infos:
Título original: Fates and Furies
Autora: GROFF, Lauren
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580579147
368 páginas

Livro cedido para resenha pela editora.
Para comprar: Submarino | Americanas | Amazon
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^