24 de maio de 2016

[Review] Grey's Anatomy - 12ª temporada

ATENÇÃO: pode conter spoilers das temporadas anteriores

Oi! Há bastante tempo venho querendo expandir um pouco os assuntos tratados no blog, e esse foi o momento perfeito para incluir posts sobre séries no calendário editorial: várias séries retornando do hiatus, outras entrando, e isso inclui uma das minhas favoritas - Grey's Anatomy!

Grey's é uma série médica criada por Shonda Rhimes, a rainha do drama, e que em 2015/2016 chegou a sua 12ª temporada com a audiência nos picos mesmo depois de mais de uma década de programa. A história que ganhou os fãs é cheia de drama, reviravoltas e coisas inacreditáveis e tem como protagonista a médica Meredith Grey. 

A Meredith entrou no hospital como interna, passou pela residência e atualmente é chefe de cirurgia geral e, nessa temporada, também assume algumas aulas de anatomia no hospital universitário. Desde o primeiro episódio acompanhamos não só sua saga médica, mas também amorosa desde o dia em que conheceu Derek, seu falecido marido.

A temporada já começa com tiro, porrada e bomba, já que nos últimos episódios da temporada passada, Meredith perdeu o marido num acidente de carro. O que poderia se tornar mais um dos dramas sem fim na vida da médica acabou sendo bastante ofuscado por outros pontos. O primeiro deles é a entrada de uma nova personagem na série, a residente Penny Blake.

Penny-perfeita-matou-meu-marido e Meredith, no episódio 12x05 "Guess who's comingo to dinner"

Penny poderia ser só mais uma estudante transferida para o Grey-Sloan? Poderia. Mas aí não seria uma série da Shonda. A Penny foi responsável pelo atendimento de Derek Shepard quando ele sofreu o acidente de carro e, consequentemente, morreu. Shonda deixou claro que muito poderia ter sido feito para evitar essa morte, e Meredith sabia disso.

No episódio 12x05, Callie Torres resolve que é uma ótima ideia levar sua nova namorada para um jantar na casa de Meredith. Seria uma pena se a namorada em questão fosse a Penny e Meredith a reconhecesse na hora. Esse foi um dos melhores episódios da série, na minha opinião. Foi o tipo de trama que eu realmente esperava da criadora da série.

Porém, uma história que poderia ser muito bem explorada acabou esfriando no restante da temporada. Eu realmente esperava que o rancor da Meredith se prolongasse ao longo dos episódios, mas se tornou monótona ao passo que a relação das duas se torna amigável de uma hora para a outra. Com a suporta saída de Penny da série ficou a dúvida de qual seria o propósito dela na trama. Foi um conflito muito mal explorado.

 Riggs, o suposto novo McDreamy

Outro personagem a dar as caras pela primeira vez na série foi Nathan Riggs. O médico trabalhou em zona de guerra com a April, e é o novo contratado da cardiologia no Grey-Sloan. Porém, sua chegada no hospital é conturbada: grandes amigos no passado, hoje Riggs e Owen se detestam, e logo em sua primeira aparição já rola uma pequena confusão entre os dois. 

Desde quando foi anunciada a entrada de Riggs na série ele é cotado como o "novo mcDreamy". A princípio achei meio viagem, afinal Meredith é uma das que compram a briga de Owen e detesta o cara. Mas é óbvio que Grey's Anatomy sem plot twist não é Grey's Anatomy, e o finalzinho da temporada me fez repensar se talvez ele realmente não seja o novo dono do coração da protagonista.


Um remember do casamento de Japril no episódio 12x11

Mas quem roubou a cena nessa temporada foi o casal Jackson e April. Com a volta de April para a cidade, o casamento dos dois fica bastante conturbado, as brigas mais frequentes e a ameaça do divórcio paira sobre eles. Esse mistério de qual será o destino dos dois permanece até mais ou menos a metade da temporada, quando somos presenteados com o lindíssimo episódio "Umbreak my heart".

Nele, Shonda crava uma faca no nosso pobre coração de fã trazendo um remember dos momentos dos dois e algumas cenas exclusivas, como partes cortadas da cerimônia de casamento, da lua de mel e os momentos que os levaram até a decisão ou não do divórcio. Esse foi definitivamente meu episódio favorito da temporada. Nunca prestei muita atenção no casal, mas depois de toda a recente trama, acabei criando uma simpatia enorme por eles. É impossível tomar partido nas brigas de ambos. Consigo entender claramente tanto as aflições do Jackson como as da April. A má notícia é que apesar da decisão de ambos com relação ao divórcio, os problemas amorosos entre Japril estão longe de terminar.

Como é perceptível, essa temporada foi bem pouco focada na Meredith, o que achei ótimo. Com a morte de Derek no final da 11ª temporada imaginei que os episódios seguintes seriam cheio do tradicional drama da protagonista, que só se ferra na vida. Mas, pra minha surpresa, os dramas e problemas dos outros personagens foram muito mais explorados e focados, tirando a previsibilidade que já era costumeira nas temporadas anteriores.

Falando nisso, os fãs que sentiam falta dos altos e baixos da série com certeza vão adorar essa temporada. Salvo pela season finale - que convenhamos, foi bem fraca se comparada aos padrões Shonda Rhimes -, todos os episódios tem uma carga dramática muito forte e tramas nenhum pouco previsíveis. Isso é algo que eu já sentia falta há pelo menos 2 temporadas. As coisas só aconteciam em momentos específicos, enquanto a maioria dos episódios eram monótonos e nada acrescentavam na trama. Mas nessa temporada não! Senti novamente aquela ansiedade dos primórdios pelo lançamento dos próximos episódios porque sabia que algo inédito e chocante aconteceria. 

Foi uma temporada que me fez relembrar o porquê eu acompanhei as 11 temporadas anteriores e me apaixonei pela série. Se você, assim como eu, sentiu o amor por Grey's Anatomy esfriando nos últimos anos, com certeza não irá se arrepender de acompanhar essa. (Por favor, não inclua a season finale nisso. Foi péssima. Odiei. Obrigada).



0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^