28 de março de 2016

[Resenha] Simon vs. a agenda homo sapiens - Becky Albertalli

Mas estou cansado de sair do armário. Tudo o que eu faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças. Arrumo uma namorada. Tomo uma cerveja. E, todas as vezes, preciso me reapresentar para o universo.

Simon vs. a Agenda Homo Sapiens vem pra ser mais um Young Adult pra quebrar com todo e qualquer tabu que ainda possa existir na literatura contemporânea para jovens. Seguindo os passos de David Levithan, a autora nos conta a história de Simon, um adolescente de 16 anos que acaba sendo desmascarado e chantageado por um colega de sala.

Simon é gay, mas não sabe disso a muito tempo e tampouco contou aos seus amigos sobre a descoberta. Tudo começou com uma postagem de Blue no tumblr na escola. O garoto - que nunca revelou seu verdadeiro nome - desabafou sobre como era difícil ser homossexual e não poder dividir as aflições e anseios com mais ninguém. Ao ler a postagem anônima, Simon agiu por impulso deixando um endereço de e-mail fake e aguardou. Desde então, Blue e ele trocam mensagens sem saber a verdadeira identidade um do outro.

O que tinha pra ser só uma história da descoberta desses dois adolescentes acabou por ser tornar turbulenta quando Martin descobre essa troca de e-mails e passa a chantagear Simon. O garoto quer que, em troca de manter os e-mails em segredo, Simon faça com que sua amiga Abby saia com ele. O problema é que o melhor amigo do protagonista também é apaixonado por ela.

Ao mesmo tempo em que se vê encurralado pela chantagem de Martin, Simon também se sente cada dia mais próximo de Blue, e a cada novo e-mail em sua caixa de entrada, o encantamento por um garoto que ele não sabe quase nada vai crescendo. Seria possível se apaixonar por um anônimo? Além de ter que lidar com todas essas dúvidas e pressões, ainda existe o que talvez seja o dilema mais difícil para um jovem não-heterossexual: "sair do armário".



Fazia tempo que um YA não me prendia tanto quando Simon conseguiu. A história é intercalada entre a narrativa em primeira pessoa do personagem principal e a transcrição dos e-mails trocados entre ele e Blue, o que nos faz realmente imergir não só nos seus pensamentos, como também ter um panorama geral de tudo que está acontecendo ao seu redor, podendo assim, ter um mínimo de noção do que ele estaria sentindo.

O livro quebra diversos tabus não só ao trazer um personagem principal assumidamente gay, mas também colocando a garota mais desejada da escola - Abby - fora do padrão que estamos acostumados a ver nessas histórias. Abby não é loira dos olhos claros e do corpo esbelto. Abby é negra, filha de imigrantes, e além da sua beleza natural, o que conquista até mesmo o leitor que está lendo o livro é a sua simpatia e o seu jeito espontâneo.

Simon vs. a Agenda Homo Sapiens é mais do que recomendado, e entrou pra lista dos meus queridinhos. Foi uma história que me prendeu do início ao fim, e não consegui largar o livro até descobrir quem era Blue e como a história dos dois se desenrolaria. É difícil não se apaixonar por Simon e Blue.

Infos:
Título original: Simon vs. the homo sapien agenda
Autora: ALBERTALLI, Becky
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578928
270 páginas
Livro cedido para resenha pela editora
Para comprar: Submarino | Americanas | Amazon
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

4 comentários :

  1. Cada vez mais feliz com YAs quebrando padrões, é disso que o mundo precisa! Desde que vi esse lançamento ele foi parar na minha imensa wishlist, adorei a premissa e a capa é um amorzinho, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Total! Estou amando também, leia "Fãs do Impossível", é um YA que também trabalha essa temática de quebra de padrões, muito interessante :)

      Excluir
  2. Oie!
    Conheci um pouco mais sobre esse livro na Turnê Intrínseca.
    Gostei do fato de ter um bom mistério em relação a verdadeira identidade de um dos personagens. Apesar de não me sentir atraída por essa história, acredito que o livro irá conquistar muitos leitores apaixonados.

    Bjos
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o mistério é o que atrai em um primeiro momento, mas o que ganhou mesmo meu coração foram os personagens <3

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^