2 de março de 2016

[Resenha] O Confidente - Hélène Grémillon

Sempre achei que os segredos devem morrer com aqueles que os carregam. Você deve por certo estar dizendo que estou traindo as minhas próprias convicções, já que estou lhe contando essa história. Mas, para você, tenho que dizer tudo.

Recebi esse livro em dezembro através da editora Aeroplano. Confesso que a capa e a sinopse não me atraíram tanto, mas conforme a leitura foi fluindo, devorei a história em menos de dois dias. O Confidente se mostrou uma das grandes surpresas que o ano de 2016 me presentearia!

Camille trabalha em uma editora e é a responsável por receber os originais de autores interessados em publicar suas histórias. Após a perda de sua mãe, uma enxurrada de cartas de pêsames chega pelo correio, as quais Camille apenas anota o remetente para posteriormente responder com palavras genéricas em agradecimento.

Dentre essas cartas, uma lhe chama a atenção: é endereçada a ela, porém sem remetente. Ela abre e se depara com muitas páginas, assinadas como Louis. A princípio Camille pensa ter recebido por engano - quem sabe não é uma outra Camille quem devesse estar lendo aquela história? - ela então passa a procurar quem pode ser o destinatário original, mas as cartas continuam a chegar, provando que ela é realmente quem deve ler aquela história.

As cartas contam a vida de Annie, uma garota de um pequeno vilarejo na França que passa a frequentar a casa da misteriosa senhora M. A história é contada do ponto de vista do próprio Louis, que a conheceu durante a infância e mantinha uma paixão secreta por ela. Aos poucos, os acontecimentos na vida de Annie se misturam à invasão da França pelos Alemães na segunda guerra mundial.

A cada página vamos conhecendo mais da história de cada personagem - Annie, senhora M, Louis, Camille, sua mãe... São histórias dentro de outras histórias, contadas por cada um dos envolvidos. Esse foi o principal ponto que me fez não conseguir desgrudar do livro. Cada capítulo deixava um gancho para o próximo, sendo impossível fechar o livro antes de descobrir tudo!

Além disso, a forma como os episódios da Segunda Guerra são contados não deixam a história principal em segundo plano, sempre contextualizando a trajetória de Annie dentro dos acontecimentos históricos da época. Isso, de alguma forma, me ganhou!

Vale lembrar também que não só a história de Annie, Louis e senhora M. são contadas. Temos também, em paralelo e em capítulos intercalados, a históra de Camille, que vai aos poucos descobrindo que aquela misteriosa história entregue pelos correios tem muito mais a ver com sua própria vida do que ela imagina.

Enfim, esse livro foi uma das grandes surpresas que tive atualmente, e com certeza durante o ano de 2016, apesar de ainda estar no início! Foi emoção e surpresa a cada novo capítulo e o livro me surpreendeu até a última página - e digo isso literalmente mesmo! Quero agradecer à editora Aeroplano pela oportunidade de conhecer essa obra e com certeza recomendo a todos que gostam de histórias surpreendentes que fogem do normal.

Infos:
Título original: Le Confident
Autora: GRÉMILLON, Hélène
Editora: Aeroplano
ISBN: 9788578201203
253 páginas

Livro cedido para resenha pela editora

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^