9 de março de 2016

[Resenha] A Extraordinária Garota Chamada Estrela - Jerry Spinelli

Ela era fugaz. Ela era hoje. Ela era amanhã. Ela era o aroma mais suave da flor de um cacto, a sombra fugidia de uma coruja marrom. Nós não sabíamos o que fazer com ela. Em nossa mente, tentávamos fixá-la em um quadro de cortiça como uma borboleta, mas o alfinete simplesmente se soltava e ela voava para longe.

Ganhar esse livro foi uma surpresa e tanto: estava há séculos na minha lista de leituras do skoob, e acabei ganhando no amigo secreto de um grupo de booktubers no whatsapp, da Julia do Chuva Literária. Já tinha até me esquecido do quão curiosa eu estava com essa história!

Em A Extraordinária Garota Chamada Estrela, uma escola de ensino médio de Mica, cidadezinha no Arizona, é balançada pela chegada de uma menina um tanto quanto peculiar: não bastasse o nome Estrela, ela também se vestia de forma estranha, tocava ukulele e além de tudo andava pra cima e pra baixo com um rato de estimação no ombro.

A princípio a atitude da garota gerou espanto e até mesmo foi recebida com risadinhas e bullying; mas depois de um tempo seus colegas de sala começaram a perceber algo de diferente e encantador nela. No aniversário de cada pessoa da escola - mesmo que ela não a conhecesse - Estrela fazia uma serenata com seu ukulele no meio do refeitório. 

Em datas especiais, ou mesmo em um dia em que ela estivesse mais feliz, deixava pequenos mimos nas mesas das pessoas e não dispensava um sorriso ao cumprimentar, pelo corredor, quem quer que passasse por ela. Esse jeito acabou ganhando uns e desagradando outros, como Hillari, que decidiu fazer a vida de Estrela um inferno, e Leo, o garoto que se apaixonou por ela.

O livro é narrado justamente pela perspectiva de Leo, que desde o momento em que colocou seus olhos na garota enxergou algo especial e diferente nela. É através dele que vemos a ascensão e também a queda de Estrela. Os momentos em que todos da escola a admiravam, e como essa admiração mudou a convivência e o ambiente escolar, tornando as pessoas mais gentis e sociáveis, mas também o momento em que sua ingenuidade e seu jeito espontâneo levou tudo isso por água abaixo.

Confesso que a princípio detestei a Estrela. A personagem é a típica "diferentona", e da escola onde vim, quase todo mundo era assim. Mas aos poucos fui entendendo que aquilo não era forçado ou uma moda sendo seguida (como era o caso das pessoas com quem estudei) mas algo realmente autêntico da personagem. Estrela era Estrela, e não uma máscara.

A história de como pequenas sutilezas e gentilezas têm um poder gigantesco me ganhou de uma forma que eu não esperava. Estrela me ganhou, Leo me ganhou, e a história que esses dois personagens construíram também. Me fez pensar como todos precisamos de pessoas-Estrela em nossas vidas - mas pessoas verdadeiramente dispostas a fazerem do mundo um lugar melhor.

O final me tirou lágrimas consideráveis - o que também me deixou surpresa. Descobri a pouco tempo que o livro ganhou uma continuação - "Com amor, a garota chamada Estrela" - pela mesma editora. Fiquei um tanto quanto curiosa, mas não sei se leria. Para mim, os finais misteriosos são os melhores, que colocam nossa cabeça para pensar no livro além do momento em que o terminamos.

Infos:
Título original: Stargirl
Autor: SPINELLI, Jerry
Editora: Gutenberg
ISBN:  9788582351444
192 páginas

Para comprar: Submarino | Americanas | Amazon
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

5 comentários :

  1. se cuida por favor :(

    ResponderExcluir
  2. a adaptação de gatinhos em casas novas é totalmente tranquila
    qnd me mudei, meu gato demorou algumas horas pra sair da transportadora, depois saiu para comer e já começou a explorar a casa, meio com medo daquele jeito abaixado hahaha.
    alguns cômodos ele não ia, mas em 2 dias já tava normal brincando com a casa td. é super tranquilo, e ele adorou a nova casa.
    ps: nada a ver com o post, mas precisava falar isso contigo. tenho 2 gatinhos e eles são td para mim, eles me salva

    ResponderExcluir
  3. sobre o veda: é video pra caramba né hahahaha
    mas tenho algumas sugestoes:
    um video sobre:
    -apresentando seus gatinhos
    -tour pelo seu quarto
    -rotina de faculdade
    -um role de sabado seu, karaoke e etc hahaha
    -o dia que uma encomenda sua chega
    -faz um dia da saude mental, vai para um parque, desabafa, passeia e falta da aula
    -um dia que vc vai numa livraria
    -vc comendo em algum lugar vegetariano
    -um passatempo que vc gosta que te faz bem
    -videozinho sobre como é sua rotina normal, msm que tenha partes tristes e dificeis, talvez vc pode conseguir passar pra gente 1% da sua dor, e isso te ajude de alguma forma
    -suas reações vendo grey's anatomy hahahha
    -fazer um encontrinho no shopping hahahaha, brincadeira, mas eu gostaria de conversar com vc
    -um video qnd vc quiser desabafar sobre feminismo e felinismo (felinos) hahaha
    -um video com mais amigos seus
    -suas experimencias com escola/cursinho/trabalho/facul
    -coisas que ajudam na sua depressao(preciso de um video assim :(
    -um video de vc recitando sua poesia preferida, frases, quotes e traducoes de musica
    -aula gratis sobre jornalismo, brincadeira hahaha, mas algo similar
    -um dia comum, sem nada pra fazer
    -seus looks preferidos, ou mostrar suas camisetas preferidas
    -contar para a gente quando começou a viciar em livros
    -dicas pra quem quer tbm criar um blog sobre livros
    -falar um pouco o qnt o blog e o canal significa pra vc
    -mais videos de leitura labial hahaha
    -como podemos ajudar para o crescimento do canal
    -o desanimo da segunda feira
    -o que cada dia da semana significa pra vc
    -dicas pra como nos pessoas normais sem $$ podemos ajudar animais da rua
    -vegetariano, receitas pleasee! mostrando pra gente como fazer um prato gostoso, de preferencia hamburguer pq o meu fica um cu
    -aventuras da ana nos onibus hahaha
    -contar e mostrar objetos simples que tem um significado grande pra vc
    ai acabou minha inspiracao, espero que leia, quero ver esse veda no poesia destilada, AMO o seu canal!! <33
    desculpa comentar, vou mandar um email tbm, pq nao tenho facebook, insta, nem youtube :( mas adoro seus videos, vejo tds
    grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos meus livros favoritos <3
    Ele realmente mudou meus pensamentos em certos aspectos =]

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^