16 de fevereiro de 2016

[Resenha] PS.: Ainda Amo Você - Jenny Han

Você me libertou, Peter. Me deu minha primeira história de amor. Não deixe que tudo acabe agora.

Ps.: Ainda Amo Você é a continuação de Para todos os garotos que já amei, e pode conter spoilers da primeira história. Para ler a resenha do primeiro livro, clique aqui.

Em Ps.: Ainda Amo Você retornamos à história de amor, crescimento e frustrações da jovem Lara Jean. No último natal, ela acabou tendo uma briga com Josh - o rapaz pelo qual ela pensava estar apaixonada e que, por sinal, é ex-namorado de sua irmã - e Peter Kavinski, com quem vivia um romance de mentira.

Com os dias longe da escola e o feriado inteiro para pensar nos últimos acontecimentos, Lara percebe que acabou se apaixonando de verdade por Peter, e resolve investir no garoto. É assim que o namoro dos dois se inicia: num clima natalino e cheio de amor. Porém, quando as aulas retornam, o conto-de-fadas acaba. 

Peter é ex-namorado de Genevieve, que um dia já foi melhor amiga de Lara. Ao descobrir sobre o namoro dos dois a garota fica enlouquecida, e decide que a partir daquele momento a guerra entre as duas começava! Alguns dias depois, surge na internet um vídeo de um passeio da escola, onde Peter e Lara estavam supostamente fazendo sexo.

O vídeo viraliza pela escola, e os comentários a respeito de Lara são os piores possíveis e até os professores deixam claro que sabem da existência do vídeo. Porém, nenhum comentário é direcionado a Peter, apesar de ele claramente também estar envolvido.

Esse foi um ponto que achei interessante no livro, pois é um momento em que Lara faz diversos questionamentos sobre o porquê de só ela ter sido xingada e agredida quando, na verdade, ambos estavam no vídeo. Achei uma discussão interessante a ser pontuada num livro com um público grande de adolescentes que podem vir a passar por uma situação parecida, e é de extrema importância que as garotas saibam que não, a culpa não é delas!

Aos poucos, Lara vai notando que Peter e Genevieve estão cada vez mais próximos. A princípio ela tenta não se importar, mas com o passar dos dias e com diversas reviravoltas em seu relacionamento com Peter, ela passa a enxergar Genevieve como uma ameaça, e tem certeza de que a responsável pelo vazamento do vídeo foi ela.

Paralelo a tudo isso, certo dia Lara recebe uma carta pelo correio: é a resposta de uma das muitas cartas de amor enviadas há meses atrás pela sua irmã. A partir de então, ela começa a se corresponder com John Ambrose McClaren, um amigo de infância. Nesse momento, ela percebe o quanto Peter a está deixando de lado, e passa a se sentir cada vez mais próxima de John.

Confesso que o aparecimento repentino desse novo personagem e de um triângulo amoroso quase no final da história me deixou bastante apreensiva, com medo de acabar sendo mais um daqueles livros que só se resolvem com uma reviravolta aos 45 do segundo tempo. Porém, com muita sorte, eu estava enganada, e acredito que a história de Lara Jean terminou da melhor maneira possível.

Para mim, essa continuação foi bem melhor do que o primeiro livro, com uma história mais consistente e com problemas mais reais, fugindo bastante do clichê de romance adolescente presente no primeiro livro. Deu pra anotar o amadurecimento não só dos personagens, como também da escrita da autora. 

Leitura super recomendada! Já sinto saudades das irmãs Song <3

Infos:
Título original: PS.: I Still Love You
Autora: HAN, Jenny
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578690
300 páginas
Livro cedido para resenha pela editora.
Para comprar: Submarino | Americanas | Amazon
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^