22 de dezembro de 2015

[Resenha] Cansei de ser Gato: do capim ao sachê - Amanda Nori e Stéfany Guimarães

Gostaria de agradecer ao mundo, que gira ao meu redor. Ao meu umbigo, que é o centro do mundo, e aos seres humanos, que me servem.

Uma informação importantíssima sobre a pessoa que vos escreve: eu sou a louca dos gatos. Mesmo. Maluca. Com um coração cheio de pelinho de gato e que não pode ver um na rua que já sai correndo agarrar, sem contar os mil arranhões que tem pelo corpo de tanto apertar os próprios gatos.

Quando recebi a informação de que a Intrínseca sua linda iria publicar um livro do gatinho mais famoso da internet, o Chico, o meu coração chegou a palpitar. Eu amo o Cansei de ser gato e já acompanho a página há muuito tempo, soltando suspiros e gritinhos a cada nova foto publicada. E com o livro não foi diferente - cada página virada era um mini ataque cardíaco.

Mas vamos ao que interessa, porque se deixar eu escrevo 86 laudas apenas sobre como amo esses bichinhos barrigudos e bigodudos. Filho de designer, o livro do Chico não poderia deixar de ser lindo de morrer, né?! Quero destacar esse ponto antes de tudo porque logo ao abrir a capa falsa você já se depara com um trabalho artístico e caligráfico impecável, o que se mantém durante todo o livro. 



Aliado a todo esse design temos, é claro, o astro da história: Chico. E partimos realmente do Capim ao Sachê quando no primeiro capítulo as fotos contam a história de um Chico que saiu lá da roça tentar a vida na cidade grande, se deparou com humanos carinhosos e constituiu família com Madalena e seus filhotes. 

O decorrer do livro nos traz algumas imagens já conhecidas, publicadas nas redes sociais do gatinho, como é o caso de sua transformação em Amy Winehouse e nas personagens da série Orange is The New Black - por falar nisso, temos toda uma sessão dedicada a representações de Chico como cartazes e personagens de série.

Uma das partes que mais me chamou atenção pelo cuidado (e me fez dar gargalhadas, confesso) foi a reprodução de revistas com entrevistas do Chico. Tem gatinho na Caras, curtindo "a casa em Angra", na Capricho e até na Playboy! Um trabalho que, além de engraçadíssimo pra quem lê e identifica as características da revista, é de extrema originalidade.



Não tenho como não indicar um livro tão especial! Se você é gateiro, com toda certeza vai amar e querer passar o dia todo olhando as fotinhos do Chico. Se não é, é bem possível que aprenda a gostar (até porque o livro traz um guia de como funcionam os felinos).



Mais um livro que entrou facilmente para a lista dos meus favoritos do ano, sem sombra alguma de dúvida!

Infos:
Título Original: Cansei de ser gato - Do capim ao sachê
Autoras: NORI, Amanda; GUIMARÃES, Stéfany
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578447
160 páginas
Livro cedido para resenha pela editora
Para comprar: Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

e teve gatinha querendo roubar o livro de mim, acredita só?!

1 comentários :

  1. Amei essa resenha!Esse livro é uma fofura do início ao fim, mesmo. Eu ganhei de aniversário e foi o melhor presente!

    E que bom encontrar mais uma blogueira gateira! Ganhou uma seguidora, seu texto é muito fluido e gostoso de ler, parabéns!

    Bjin, Hel.
    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^