10 de novembro de 2015

[Resenha] Fangirl - Rainbow Rowell

Talvez você ache que eu sou um pouco maluca, mas eu só deixo as pessoas verem a ponta do meu iceberg de maluquice. Por baixo dessa aparência de um pouco maluca e levemente retardada socialmente, eu sou um completo desastre.

Esse livro estava parado na minha estante há meses, e quem me incentivou a leitura foi a Cássia, do Procurei em Sonhos. Ela me indicou num projeto chamado Tá na estante e não leu? Seu amigo escolheu. Infelizmente, na época, eu estava sem notebook e não consegui participar do projeto certinho, indicando pessoas e concluindo a leitura em 15 dias. Porém, achei importante postar essa resenha e citar o projeto! 

Fangirl conta a história de Cath. Cath tem uma irmã gêmea chamada Wren e ambas são viciadas nas história de Simon Snow. Tanto que há alguns anos mantém uma fanfic sobre o mago na internet e recebem milhares de acessos mensais. 

Porém, com a entrada das irmãs na faculdade tudo muda: Wren não quer ser vista como a nerd esquisita que escreve fanfics e sim como uma garota descolada e festeira, e acaba fazendo novos amigos e deixando a irmã de lado.

Cath então se isola cada vez mais e dedica todo o seu tempo às aulas de escrita criativa e ao projeto da fanfic. Porém as coisas em sua família vão se complicando: o pai tem um de seus frequentes surtos e é internado em uma clínica psiquiátrica, Wren passa a beber muito e a mãe das meninas, que sumiu quando ambas eram crianças, resolve retornar para a vida delas contra a vontade de Cath.

Tudo isso afeta a garota de formas muito distintas e que acaba afetando todos os setores da sua vida. Seu primeiro impulso é desistir da faculdade e voltar para a cidade natal, ficando longe de uma parte dos problemas e podendo cuidar do seu pai em tempo integral. 

Porém, também existe Levi. Levi é ex-namorado de sua colega de quarto e já faz parte da sua vida mais do que deveria. Com seus sorrisos, cafés e aparições de surpresa, ele acaba se tornando um refúgio pra quando tudo parece perdido.

A narrativa da autora já me agradou desde Eleanor & Park. Por conta disso, cheguei até Fangirl com as expectativas muito altas e isso acabou estragando minha experiência de leitura. Desde o princípio achei o livro muito grande para a história que se propunha a contar. Minha primeira impressão foi de que haveria muita enrolação - e eu estava certa.

Foram 400 páginas que bem poderiam ter sido reduzidas pela metade. Os personagens tem características bem particulares e interessantes, mas o enredo deixa a desejar. Apesar de me identificar com muitas das aflições de Cath, que deixa transparecer uma pontinha de transtorno de ansiedade em algumas de suas atitudes, os conflitos não foram bem resolvidos ao final da história.

Com relação à fanfic, se você é fã de Harry Potter vai notar a semelhança entre ele e Simon Snow (e até se não for rs). Porém, achei que a autora errou em colocar trechos da fanfic entre os capítulos, pois a história ficou muito jogada e perdida.

Enfim, foi uma leitura arrastada e um final que me decepcionou, apesar da identificação com a personagem e com os dilemas que ela enfrentou ao entrar na universidade. Isso não quer dizer que deixo de indicar o livro, já que muitas outras pessoas gostaram e a narrativa da autora continua a me encantar cada vez mais.
Infos:
Título original: Fangirl
Autora: ROWELL, Rainbow
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542803686
421 páginas
Para comprar: Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

1 comentários :

  1. Olá!

    Então, posso dizer que a minha opinião foi completamente contrária a sua.. rs Eu amei a história. Fora alguns poucos detalhes que para mim eram desnecessários. Que eu me lembre, não percebi a enrolação que você detalhou... para mim foi tudo bem tranquilo. E gente, quanta fofura num livro só! Amei! rs A leitura foi rápida e bem produtiva para mim.

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^