27 de outubro de 2015

[Resenha] Sem Esperança - Colleen Hoover

Nos próximos minutos, ficamos completamente perdidos no que pareceu a perfeição absoluta. O tempo parou completamente e, enquanto nos beijamos, só consigo pensar que é isso que salva as pessoas. Momentos assim, com pessoas como ela, fazem todo o sofrimento valer a pena. 

Sem Esperança é o volume 2 da duologia Hopeless. Pode conter spoiler do volume 1, Um Caso Perdido (resenha aqui).

Sem Esperança não é exatamente uma continuação de Um Caso Perdido, mas sim a história de Sky e Holden contada pela visão do garoto.

Sky e Holden se encontram pela primeira vez na fila de supermercado, e o garoto simplesmente não consegue tirar os olhos dela. Durante os próximos dias, diversas situações os colocaram frente a frente novamente, e a partir daí os laços entre os dois vão se estreitando e um romance complicado e cheio de segredos vai surgindo.

A narrativa se inicia alguns meses antes do casal se conhecer, quando o incidente que tirou a vida de Less - irmã gêmea de Holden - acontece. A partir daí conhecemos qual a parcela de culpa do garoto pelo que aconteceu e entendemos porque ele se sentiu tão impotente em protegê-la.

Depois dessa breve explicação sobre a vida pré-Sky, nós já conhecemos grande parte do que irá acontecer, mas novos elementos são adicionados, como por exemplo um diário escrito por Holden para aliviar a morte da irmã, e que aos poucos vai sendo preenchido também com pensamentos sobre Sky.

Também ficamos sabendo um pouco mais sobre o que acontece com o casal depois do final do primeiro livro, mas de uma forma bem ampla e genérica.

A principal mudança na narrativa da história fica por conta dos sentimentos transmitidos. Lendo Um Caso Perdido conhecemos uma história de amor mas também de medo, de aprendizado, de construção de confiança da personagem principal para com Holden. Já em Sem Esperança a narrativa é muito mais carregada de culpa, mas também muito mais romântica.

Ter essa verdadeira mescla de sentimentos nos faz sentir que estamos lendo uma nova história, mesmo já sabendo o que acontecerá nos próximos capítulos, e é por isso que o livro é uma indicação ótima para quem gostou de Um Caso Perdido.

Muitas das obras que seguem esse estilo - um segundo livro contado por um personagem diferente, porém com a mesma história - acabam se tornando maçantes e em nada acrescentam. Porém, esse definitivamente não foi o caso desse livro, e podemos dizer que Colleen Hoover cumpriu com  louvor aquilo a que se propôs fazer (que também aparece em suas outras obras, como a trilogia Slammed, já resenhada aqui).

Fica mais uma indicação de young adult que conseguiu me surpreender positivamente, apesar da saturação do mercado editorial com histórias parecidas sobre o mesmo tema.

Infos:
Título Original: Losing Hope
Autora: HOOVER, Colleen
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501065124
319 páginas

Para comprar: Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

2 comentários :

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^