14 de setembro de 2015

[Resenha] Mentirosos - E. Lockhart

Bem-vindo à família Sinclair. Ninguém é criminoso. Ninguém é viciado. Ninguém é um fracasso. Os Sinclair são atléticos, altos e lindos. Somos democratas tradicionais e ricos. Nosso sorriso é largo, temos queixo quadrado e sacamos forte no tênis. 

Demorei muito pra escrever essa resenha porque pra mim ainda era difícil, mesmo depois de mais de um mês, absorver tudo o que aconteceu nesse livro. Já sabia que era uma história surpreendente, mas nada me preparou para o que encontrei nas páginas de Mentirosos.

A família Sinclair é uma típica família americana, rica e poderosa: seguem os padrões estéticos, têm empregos e casamento estáveis, se dão bem e são um exemplo a ser seguido. Ou é o que eles esperam que quem está de fora pense.

Todos os anos, durante as férias de verão, os Sinclair se reúnem em sua própria ilha particular. Todas as 3 irmãs levam seus filhos para passar dias incríveis com seus primos, e Cadence é uma delas. Junto com Johnny, Mirren e Gat (que não é um Sinclair legítimo) eles são os Mentirosos, e se tornaram amigos inseparáveis, apesar da paixão que Cadence nutre por Gat durante vários anos.

Porém, algo acontece no chamado verão dos quinze: um acidente grave faz com que Cadence perca a memória e passe dias no hospital. Depois disso, sua mãe a proíbe de voltar à ilha no próximo verão. Os pensamentos de Cadence ainda estão muito confusos, e ela não entende o porquê não pode passar o verão com seus primos. As lembranças do acidente ainda são muito vagas, e sua principal motivação para voltar à ilha é ter as respostas de tantas perguntas que pairam em sua mente.

Depois de muito relutar, sua mãe finalmente permite que ela volte ao refúgio dos Sinclair, mas algo está diferente. Ninguém tem permissão para conversar com ela sobre o acidente. Os Mentirosos estão diferentes e até meio estranhos. Nada está como antes - nem os animais de estimação da família habitam mais o local. O emocional e o psicológico de Cadence, que já estavam destruídos pós-acidente, só pioram com os dias que passa por lá, e ao invés de respostas, ela se depara com mais perguntas e mistérios que parecem não ter solução.

Como citei no começo da resenha: nada me preparou para o final desse livro e para a resolução desse mistério. Espero do fundo do coração que ninguém pegue nenhum spoiler desse livro, porque a sensação de finalmente descobrir o que aconteceu no verão dos quinze é algo que nenhum livro havia me proporcionado antes, e eu me sinto muito grata por ter tido essa oportunidade.

Mentirosos me destruiu aos poucos. A cada página eu doía e sangrava junto com Cadence, experimentava da sua agonia e sede por respostas, que quando finalmente vieram, me destruiu junto com a personagem. Não consigo colocar em palavras todos os sentimentos que esse livro me despertou. 

Vi muitas pessoas dizendo que já previram o final do livro na metade da leitura e juro por tudo que não quero imaginar o que essas pessoas têm em mente. Repito: nada me prepararia para o que encontrei nesse livro. Em nenhum momento tive nenhuma pista do desfecho, e a autora merece muito reconhecimento por ter conseguido criar uma história tão original, mesclando literária jovem adulta com thriller de forma a fugir totalmente dos clichês contemporâneos.

Mentirosos foi o livro que mais me surpreendeu em 2015, e é uma leitura muito mais que indicada! Vocês precisam da experiência que esse livro traz. 

Infos:
Título original: We were liars
Autora: LOCKHART, E.
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765480
271 páginas
Para comprar: Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)


1 comentários :

  1. Nossa, eu imaginava que era bom, mas sua resenha é extremamente positiva, instigante e me deixou ainda mais curiosa! Gosto desse tipo de livro, recomendo Reconstruindo Amélia, a história é diferente de Mentirosos, porém prende totalmente a atenção, há várias possibilidades e é muito bem escrito.

    www.palavrasencenadas.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^