11 de maio de 2015

[Inspiração] 5 formas de fazer sua própria estante!

Oi gente!

Hoje, lá no canal do youtube, publiquei um vídeo mostrando um pouco sobre como eu arrumo minha estante e organizo meus livros. Pensando nisso, resolvi trazer pra vocês aqui do blog, 5 ideias criativas de como você pode criar sua própria estante reutilizando materiais e com técnicas facinhas de DIY.


1. Com uma escada:


Nunca tinha visto uma ideia tão criativa pra organizar livros! Além de deixar a decoração totalmente original, ainda ajuda o meio ambiente reciclando um item que antes iria para o lixo. Dá pra usar ela na vertical, horizontal, ou como na imagem: cortando em duas partes e montando de uma forma mais a sua cara! Dá também pra pintar, encapar com papel colorido ou contact.


2. Com pallets de madeira:


Pallets de madeira são normalmente encontrados em restos de reformas ou construções, ou podem também ser comprados em lojas específicas de materiais para construção/utilidades (como a Leroy Merlin, por exemplo). Nos últimos anos tem tido uma aparição significativa nos tutoriais DIY e nas revistas de decoração, principalmente por, assim como o item anterior, deixar sua casa de cara nova ajudando o meio ambiente. Esse porta-livros, além de pequeno e prático para qualquer ambiente, é super fácil de fazer, só cortando o pallet no local indicado na imagem. Já quero!

3. Com caixotes de feira:


Uma das minhas inspirações favoritas! Tá sem grana pra investir em uma estante nova? É só dar um pulinho na feira-livre ou supermercado mais próximo e descolar caixas de madeira, aquelas que normalmente são usadas pra transportar frutas. Montar a estante, além de fácil, pode ser super divertido: dá pra forrar ou pintar cada nicho de um jeito diferente <3 (As caixas da imagem certamente não são iguais as que encontramos em feiras. Dei o exemplo porque é uma forma bem mais barata de montar uma estante como essa. Se você tem uma graninha sobrando pra investir num móvel único, pode comprar as caixas de madeira em uma loja especializada nesse tipo de material).


4. Com uma gaveta:


Pra quem não tem tantos livros, ou quer um espacinho especial para os seus favoritos, a ideia é criar um nicho com uma gaveta antiga. Não tem segredo: você só precisa de uma gaveta e muita imaginação! Dá pra pintar, encapar, fazer colagens, ou deixar ela mais rústica, do jeitinho que era quando fazia parte daquele móvel antigo da sua família. Depois, é só pendurar na parede com um preguinho.


5. Com uma porta (!!):


Sim, parece loucura, mas dá sim pra transformar uma porta em uma estante - linda por sinal! Aqui no Brasil é um pouco mais difícil encontrar portas de madeira como a da imagem, mas não é impossível. Existem diversos estabelecimentos voltados à venda de materiais de construção vindos de demolições e reformas - os chamados brechós da construção. Lá, as chances de encontrar uma porta dessas bem baratinha é muito grande. Se, assim como no caso da estante com caixotes de feira, você gostar muito da ideia mas não conseguir uma para reutilizar, também é possível encontrar uma porta nesse estilo em lojas especializadas em objetos de madeira. Depois disso é só instalar as prateleiras na parede e organizar seus livros!

(todas as imagens do post foram retiradas do Pinterest.com)

Espero que vocês tenham gostado! Mais pra frente pretendo fazer um tutorial de alguma dessas ideias. Não deixem de comentar aqui se já fizeram alguma dessas ideias ou se tem alguma outra dica de como criar suas própria estante! Um beijo.

2 comentários :

  1. Gostei do post; a ideia da gaveta e da porta eu ainda não tinha visto, enquanto não compro uma estante, fico pesquisando ideias e alternativas interessantes.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^