21 de janeiro de 2015

[Resenha] Filme Noturno - Marisha Pessl

Algumas pessoas sentiam de tal forma o peso de um segredo que o dariam de graça a qualquer estranho disposto a aceitá-lo.

Filme Noturno foi o primeiro livro que concluí em 2015, e já comecei o ano com uma das leituras mais pesadas e longas que já fiz. Quando recebi o e-mail com os lançamentos de novembro da editora Intrínseca, meu interesse por esse thriller foi imediato, e sabia que viria uma história muito diferente por aí.

Tudo começa com a misteriosa morte de Ashley Cordova. Ashley era filha de um dos diretores de cinema mais controversos e misteriosos que já existiu - Stanislas Cordova. Com filmes que mesclam pitadas de Lars Von Trier, Hitchcock e tudo de mais bizarro que pode ser encontrado na história do cinema, o diretor vive isolado em uma gigantesca propriedade cercada por lagos e florestas, e sua aparência é um segredo que poucos conhecem, já que suas aparições são raras e sua última entrevista foi publicada há mais de 10 anos.

Scott McGrath é um jornalista investigativo que teve sua carreira arruinada ao se meter com o cineasta. Há alguns anos, instigado por toda a nuvem negra que cercava a história de Cordova, Scott iniciou um trabalho de pesquisa sobre sua vida e obra. Seus problemas começaram quando recebeu uma ligação do suposto motorista de Cordova, denunciando certos comportamentos estranhos dele. O jornalista então vazou a história para a imprensa, e acabou tendo de pagar uma fortuna por difamação e danos morais.

Com a morte de Ashley, Scott volta a sentir que há algo de muito errado com a família Cordova, e seu interesse por pesquisar o assunto mais a fundo volta como um furacão, virando sua vida de cabeça para baixo. A partir disso, começa uma investigação por conta própria para descobrir o que levou Ashley a supostamente se suicidar.

Logo no começo de sua jornada, o jornalista encontra duas pessoas que serão muito importantes na investigação: Nora, a última pessoa a ver Ashley com vida, e Hopper, que descobre-se ter um passado intrigante com a vítima. Ambos passam a ser companheiros número um de Scott na investigação, que se embrenha por caminhos obscuros e cada vez mais intrigantes.

A história passa por clínicas psiquiátricas, prédios abandonados, festas secretas, lojas de antiguidades, estúdios de tatuagem, um site secreto criado pelos Cordovitas - os fãs mais lunáticos de Cordova - para discutir as obras do diretor, sessões secretas e fechadas de seus filmes... Até magia negra é envolvida na trama!

Esse foi um dos livros com mais reviravoltas e passagens inesperadas que já li. A cada capítulo um novo elemento era adicionado à história, misturando o caso da morte de Ashley com as histórias bizarras dos filmes de Cordova. Passei o livro todo com as mesmas dúvidas dos personagens, e me sentia parte da investigação também. Em nenhum momento tive qualquer suspeita de como o livro acabaria - e realmente fui surpreendida (não de uma maneira positiva, mas como a Cássia do Procurei em Sonhos citou: o livro teve o final que merecia).

Quero destacar todo o trabalho de diagramação e edição do livro. Mais uma vez, a editora Intrínseca nos dá um presente a cada página virada. A começar pela capa - a fotografia da mulher de vermelho é completamente compatível com a história, além de ser maravilhosa. As letras da capa receberam um efeito holográfico lindo, lindo, lindo. Com certeza uma das melhores capas que tenho na minha estante.

Além disso, toda a trama é construída com documentos, fotos, e-mails, laudos médicos... E tudo isso está devidamente reproduzido no livro, não em forma de texto, mas num trabalho gráfico que com certeza nos aproxima da história.






Filme Noturno foi o primeiro livro que me fez fechar suas páginas durante a madrugada com medo de apagar as luzes na hora de dormir! Indico a leitura e, principalmente, deixo a dica de quem puder adquira o livro. O trabalho gráfico feito nele merece ser guardado e admirado sempre que possível.

Infos:
Título Original: Night Film
Autora: PESSL, Marisha
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580575903
622 páginas.

Livro cedido para resenha pela editora.
Para comprar: Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

2 comentários :

  1. Olá Ana Letícia.
    Achei o livro bastante interessante, me senti atraída pela história.
    É um livro que com toda certeza do mundo, irá entrar para minha lista.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post. E você é uma fofa. Vi seu vídeo no youtube por isso passei aqui. Curti muito seu blog, se você tiver interesse em escrever para outros blogs e divulgar seu conteúdo mande um e-mail, ta.ahsoares.tm@gmail.com. Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^