7 de janeiro de 2015

[Resenha] Desventuras em Série vol. 3: O Lago das Sanguessugas - Lemony Snicket

Se você não tem estômago para engolir uma história que inclui um furacão, uma invenção para sinalizar pedidos de socorro, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um horrendo vilão e uma boneca chamada Perfeita Fortuna, é provável que se desespere ao ler este livro.


O Lago das Sanguessugas é o terceiro volume de Desventuras em Série. Para ler as resenhas dos dois primeiros títulos, clique aqui.

Yay! Finalmente darei continuidade às resenhas dos livros da coleção Desventuras em Série, e dessa vez com um bônus: durante o natal resolvi me presentear com o box contendo os 13 livros da coleção. E uma dica: vale muito a pena! Os livros são lindos, com um acabamento maravilhoso na capa e com ilustrações lindíssimas. Procurando bem, é possível encontrar a coleção completa por menos de 10 reais cada livro!

Agora que já estou equipada com toda a coleção e dividi com vocês minha alegria com essa compra, vamos para a história?

Obviamente, em O Lago das Sanguessugas, os irmãos Baudelaire tentam levar uma vida tranquila e longe de mais encrencas - plano esse que dificilmente dá certo. Dessa vez, os órfãos são entregues à uma tia distante chamada Josephine, viúva que vive sozinha numa cidadezinha que cresceu às margens de um lago.

Logo na chegada as coisas não são muito bem como imaginavam, e a cada da Tia fica em uma encosta tão íngreme que dá a impressão de poder desabar a qualquer momento no terrível lago onde, diz a lenda, vivem sanguessugas gigantes que sentem de longe o cheio da comida e devoram qualquer um que se aproximar do lago após uma refeição.

Apesar de muito bem intencionada, tia Josephine tem lá suas particularidades, e uma delas é seu terrível medo de toda e qualquer coisa. Josephine tem medo de usar o telefone, o fogão, as luzes, literalmente tudo, e isso torna a vida dos Baudelaire aos poucos entediante (mas, claro, nada comparado aos horrores sofridos na mão do Conde Olaf).

E por falar nele, ele dá seu jeitinho de reaparecer na vida de Sunny, Klaus e Violet, e dessa vez temos quase certeza de que eles não conseguirão escapar.  Esse com certeza foi um dos livros que mais me senti aflita até agora, e com um verdadeiro medo pelos irmãos. 

Um detalhe que ainda me admira muito é a forma como diversos assuntos são tratados com naturalidade. Não é segrego pra ninguém (ou não deveria ser, a essa altura do campeonato), que o Conde Olaf não mede esforços para conseguir o que quer, e isso inclui assassinar pessoas inocentes, torturar as crianças e todo tipo de maldade e falcatrua possível.

Me admira principalmente como essas ações são tratadas em um livro a princípio voltado ao público mais jovem, a partir dos 12 anos. Tudo isso dá uma maturidade maior ao livro, que apesar de todo ilustrado e com elementos de fantasia, consegue  prender todas as idades à sua trama. 

Volto a destacar a forma como os livros, a partir do primeiro, têm um ar muito mais de conto do que de livro, o que ajuda na leitura super rápida e fluida que tive dos volumes. Aparentemente esse modelo não persiste até o final da coleção - agora, com os livros físicos, é possível notar uma diferença gritante entre a quantidade de páginas dos primeiros e dos últimos volumes da série.

Enfim, Desventuras em Série continua a ser uma indicação que levo comigo desde para pré-adolescentes a partir dos 12 anos até adultos, idosos, e enfim: qualquer pessoa que ainda consiga enxergar um pouquinho de fantasia e esperança na vida dos órfãos mais injustiçados da literatura moderna!

Infos:
Título Original:A Series of Unfortunate Events - The Wide Window
Autor: SNICKET, Lemony
Editora: Seguinte
ISBN: 9788535919721
185 páginas.
Para comprar: Submarino | Americanas.
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

2 comentários :

  1. Eu amooooo essa série DUM JEITO.

    Esse foi o primeiro livro que li da série (sim, comecei pelo terceiro porque já tinha assistido o filme e achei que o filme tinha parado mais ou menos naquela parte :P) e é o meu preferido. Eu amo a tia Josephine <3 ai ai. Já assisti tantas vezes o filme que nem sei, viu. E CÊ VIU QUE VAI VIRAR SÉRIE??? DO NETFLIX??? SIMMMMM!!!

    Continue lendo os outros, amiga, só vai melhorando.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Aaah, gosto muuito de Desventuras em Série. Li o primeiro livro há uns 12 anos e adivinha, não li o ultimo ainda! Talvez eu tenha que reler tudo ahahah
    De qualquer forma me marcou muito, e O Lago das Sanguessugas é um dos meus prediletos também.
    Super no aguardo dessa série no netflix <3
    Beijocas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^