[Resenha] Desventuras em Série vol. 3: O Lago das Sanguessugas - Lemony Snicket

by - 3:36 PM

Se você não tem estômago para engolir uma história que inclui um furacão, uma invenção para sinalizar pedidos de socorro, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um horrendo vilão e uma boneca chamada Perfeita Fortuna, é provável que se desespere ao ler este livro.


O Lago das Sanguessugas é o terceiro volume de Desventuras em Série. Para ler as resenhas dos dois primeiros títulos, clique aqui.

Yay! Finalmente darei continuidade às resenhas dos livros da coleção Desventuras em Série, e dessa vez com um bônus: durante o natal resolvi me presentear com o box contendo os 13 livros da coleção. E uma dica: vale muito a pena! Os livros são lindos, com um acabamento maravilhoso na capa e com ilustrações lindíssimas. Procurando bem, é possível encontrar a coleção completa por menos de 10 reais cada livro!

Agora que já estou equipada com toda a coleção e dividi com vocês minha alegria com essa compra, vamos para a história?

Obviamente, em O Lago das Sanguessugas, os irmãos Baudelaire tentam levar uma vida tranquila e longe de mais encrencas - plano esse que dificilmente dá certo. Dessa vez, os órfãos são entregues à uma tia distante chamada Josephine, viúva que vive sozinha numa cidadezinha que cresceu às margens de um lago.

Logo na chegada as coisas não são muito bem como imaginavam, e a cada da Tia fica em uma encosta tão íngreme que dá a impressão de poder desabar a qualquer momento no terrível lago onde, diz a lenda, vivem sanguessugas gigantes que sentem de longe o cheio da comida e devoram qualquer um que se aproximar do lago após uma refeição.

Apesar de muito bem intencionada, tia Josephine tem lá suas particularidades, e uma delas é seu terrível medo de toda e qualquer coisa. Josephine tem medo de usar o telefone, o fogão, as luzes, literalmente tudo, e isso torna a vida dos Baudelaire aos poucos entediante (mas, claro, nada comparado aos horrores sofridos na mão do Conde Olaf).

E por falar nele, ele dá seu jeitinho de reaparecer na vida de Sunny, Klaus e Violet, e dessa vez temos quase certeza de que eles não conseguirão escapar.  Esse com certeza foi um dos livros que mais me senti aflita até agora, e com um verdadeiro medo pelos irmãos. 

Um detalhe que ainda me admira muito é a forma como diversos assuntos são tratados com naturalidade. Não é segrego pra ninguém (ou não deveria ser, a essa altura do campeonato), que o Conde Olaf não mede esforços para conseguir o que quer, e isso inclui assassinar pessoas inocentes, torturar as crianças e todo tipo de maldade e falcatrua possível.

Me admira principalmente como essas ações são tratadas em um livro a princípio voltado ao público mais jovem, a partir dos 12 anos. Tudo isso dá uma maturidade maior ao livro, que apesar de todo ilustrado e com elementos de fantasia, consegue  prender todas as idades à sua trama. 

Volto a destacar a forma como os livros, a partir do primeiro, têm um ar muito mais de conto do que de livro, o que ajuda na leitura super rápida e fluida que tive dos volumes. Aparentemente esse modelo não persiste até o final da coleção - agora, com os livros físicos, é possível notar uma diferença gritante entre a quantidade de páginas dos primeiros e dos últimos volumes da série.

Enfim, Desventuras em Série continua a ser uma indicação que levo comigo desde para pré-adolescentes a partir dos 12 anos até adultos, idosos, e enfim: qualquer pessoa que ainda consiga enxergar um pouquinho de fantasia e esperança na vida dos órfãos mais injustiçados da literatura moderna!

Infos:
Título Original:A Series of Unfortunate Events - The Wide Window
Autor: SNICKET, Lemony
Editora: Seguinte
ISBN: 9788535919721
185 páginas.

Para comprar: Submarino | Americanas.
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

You May Also Like

4 comentários

  1. Eu amooooo essa série DUM JEITO.

    Esse foi o primeiro livro que li da série (sim, comecei pelo terceiro porque já tinha assistido o filme e achei que o filme tinha parado mais ou menos naquela parte :P) e é o meu preferido. Eu amo a tia Josephine <3 ai ai. Já assisti tantas vezes o filme que nem sei, viu. E CÊ VIU QUE VAI VIRAR SÉRIE??? DO NETFLIX??? SIMMMMM!!!

    Continue lendo os outros, amiga, só vai melhorando.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou a maior atrasilda pra responder os comentários, mas preciso dizer: você tem razão, a série só melhora!

      Excluir
  2. Aaah, gosto muuito de Desventuras em Série. Li o primeiro livro há uns 12 anos e adivinha, não li o ultimo ainda! Talvez eu tenha que reler tudo ahahah
    De qualquer forma me marcou muito, e O Lago das Sanguessugas é um dos meus prediletos também.
    Super no aguardo dessa série no netflix <3
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu estou lendo há, no mínimo, três anos e ainda não estou nem perto de terminar. Super te entendo hahahha

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^