9 de janeiro de 2015

Projeto Jornalista: O segundo semestre

Oi gente! Esse é mais um post da série Projeto Jornalista, onde conto como é estar cursando a faculdade de Jornalismo. Você pode conferir aqui as outras postagens da série.

O segundo semestre começou muito complicado pra mim (muito mesmo, muito, não sei nem mensurar em palavras). Era difícil me concentrar nas aulas, fazer os trabalhos, as leituras exigidas, e acabei perdendo muita coisa nos primeiros dois meses. O que amenizou e me ajudou a levar o semestre adiante foi um toque especial que não existia no primeiro: meus amigos!

(Teve amigo secreto literário? Teve!)

Durante 20 anos tive a sensação de não pertencer a lugar nenhum, de não me encaixar. Tinha amigos, claro, mas nenhum deles com tanta afinidade assim e que soubesse exatamente o que é "ser eu". Na faculdade eu encontrei esses amigos graças aos livros! Com gostos em comum, e a princípio conversando sobre como os livros tem uma capacidade incrível de mexer com a nossa vida, conheci as pessoas mais incríveis que eu poderia conhecer, e finalmente me senti pertencendo a algum lugar. Obrigada, seus lindos! Só sobrevivi a esse semestre porque tive vocês.

Mas voltando ao foco jornalístico da coisa, esse semestre fui apresentada a uma área que sempre me causou medo: o radiojornalismo. Através da aula de Introdução ao Jornalismo Audiovisual (ministrada por um dos meus professores favoritos), perdi o medo dos gravadores. Sempre achei (e todos ao meu redor também) que minha voz é horrível. Aguda, infantil, alta demais. Mas na aula de radio, apesar de muita dificuldade com a disciplina no começo, me superei e posso dizer que hoje a minha voz não me assusta mais. Posso não ter nascido para o rádio, mas nasci pro jornalismo, então enfrentarei qualquer coisa que vier pela frente!

Também tive meu primeiro contato com o telejornalismo, a aflição da primeira gravação de reportagem em frente às câmeras (imagina ao vivo?!) e o nervosismo de gravar um telejornal. Mas no final tudo deu certo e foi um trabalho muito gratificante. Percebi que gosto mais de estar diante das câmeras do que imaginava - e isso me deu um animozinho pra gravar vídeos pro blog.

("Ana Letícia Lima, de Campinas")

(Boa noite!!!)

Uma das minhas aulas favoritas do semestre foi Jornalismo e Cultura Digital. Todo o conteúdo aprendido em sala tem a ver tanto com a profissão que escolhi, como com meu trabalho no blog. Noções de SEO, de plataformas digitais, redes sociais... Uma aula bastante gostosa, realmente.

Fora as aulas bastante voltadas ao jornalismo, tive também as complementares, como Língua Portuguesa (nunca pensei que fosse sofrer tanto em uma aula de português!), Metodologia do Trabalho Científico (e o monstro do fichamento) e História Contemporânea do Brasil - de longe a minha favorita.

Apesar de ter começado o semestre de uma forma péssima, me senti realizada ao concluí-lo. Minhas notas caíram, sim, mas de uma forma geral, consegui fechar o semestre com notas altas que compensaram as baixas e manter minha média acima de 8. 

Pro semestre que vem já espero muitas surpresas: me inscrevi para monitoria da matéria de Introdução ao Jornalismo Impresso e fui selecionada! Ou seja: a partir do início do ano letivo, pelo menos duas vezes por semana estarei em dupla jornada na faculdade, ajudando e repassando meu conhecimento para os novos focas que entrarão. Estou muito ansiosa e com medo, mas com certeza será um desafio recompensador!

(Post dedicado aos meus amigos lindos: Carol Luppi, Drielly, Pedro e Thaís <3)

5 comentários :

  1. Oizinho minha jornalinda preferida!
    Tô gostando de ver que você está se dedicando com unhas e dentes ao curso! Uma pena que o início do semestre tenha sido tão conturbado, mas fiquei feliz por você ter encontrado nos seus miguxos o empurrãozinho/incentivo que faltava. Também nunca gostei da minha voz, acho que esse é um dilema que as divas (como nós) enfrentam u_u Mas queria mesmo era ver esse vídeo que você tá apresentando o jornal/fazendo uma matéria >< Boa sorte no próximo semestre!

    Beijos!
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana! Que bom que você se encontrou, adorei o post. Tinha curiosidade sobre o curso e saber um pouquinho mais ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Letícia.
    Quando estava no 2 semestre de faculdade (faço Arquitetura) achei tem tumultuado também, mas ainda acho que o primeiro foi o que mais me assustou. Mas as coisas vão melhorando. A gente vai crescendo e se adaptando a tudo.

    Mas essa coisa de aparecer em vídeo, não dava para mim. rsrs
    Boa sorte com os próximos semestres. beijos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. AMEI. Vou começar a faculdade esse ano. Tenho certeza que esses posts vão ajudar :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^