17 de novembro de 2014

[Livro x Filme] Em Chamas - Suzanne Collins



Com o lançamento da primeira parte de A Esperança nos cinemas, eu não poderia deixar de contar pra vocês as minhas impressões sobre o segundo livro da saga - Em Chamas.

Assisti logo depois de terminar a leitura, o que tem em torno de um mês, mas as memórias estão bem claras na minha mente! Se você ainda não leu Jogos Vorazes ou Em Chamas, talvez não queira ler esse post: contém spoilers (revelações sobre o enredo). Pra não perder a viagem, você pode escolher qualquer outro livro da nossa sessão de resenhas, que tal?!

Nesse segundo livro os vencedores dos Jogos Vorazes, Katniss e Peeta, estão se preparando para a turnê da vitória - que consiste basicamente em visitar todos os distritos e a Capital, participando de recepções e aparições ao público. Tudo deveria correr bem, e logo depois da turnê ambos poderiam ter seu momento de descanso... Isso se a atitude de Katniss ao sugerir um duplo suicídio na final dos Jogos não tivesse despertado certos sentimentos na população.

Nos mais diversos distritos, o ato foi visto como símbolo de resistência e afronta à Capital, o que gerou uma certa esperança nos cidadãos que, aos poucos, começaram a se rebelar. Isso definitivamente despertou a ira na Capital e no presidente Snow, e obvio que Katniss não será deixada em paz depois disso.

Dentre as milhares de coisas que acontecem daí pra frente a principal é: Katniss e Peeta estão de volta à arena dos Jogos Vorazes. Me atentando não à detalhes do livro, mas sim nas comparações entre ele e o filme, é bem mais fácil entender toda a saga visualmente do que através da leitura - ou eu só eu tive essa dificuldade?!

Quando os protagonistas voltam para os Jogos, a arena é completamente diferente, e eu simplesmente não conseguia entender através da descrição do livro. Foi bem difícil de visualizar principalmente a arena, mas de resto foi bastante fiel ao livro.

Uma coisa que senti falta foi da presença forte da imagem do Tordo. No livro há bastante ênfase para a forma como toda a população passou a utilizar o Tordo, alguns tendo-o como uma bandeira de resistência, e na Capital como o "acessório do momento". Ele realmente estava em todo lugar, o que acabou sendo diretamente ligado à imagem de Katniss. No filme, onde isso poderia ser explorado de diversas formas, vi uma imagem do Tordo e só. Senti falta porque acho bem importante pros acontecimentos do próximo e último livro (que eu estou terminando agora e venho contar minhas impressões comparando com o filme!).

Gostei muito do filme, mais uma vez. Toda a produção e efeitos especiais foram bem elaborados, e a obra me ajudou a entender muito do que não ficou claro na leitura.

E vocês?! Me contem o que acharam do filme!


1 comentários :

  1. gostei do seu blog e estou te seguindo, achei interessente ler aqui embaixo que vc acrescenta ao inves de so retribuir acho que isso é um sonho na blogsfera, pena que sao poucas como vc!

    ja li resenhas desse filme mas ainda nao assisti, confesso que nao é meu tipo mas sempre fico curiosa pelo sucesso ^^

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^