9 de outubro de 2014

[Resenha] Uma Noite em Nova York - Tiago Rebelo

Os nossos sentimentos pela pessoa que amamos são sempre egoístas porque só tratam da nossa felicidade, mesmo se lhe oferecermos incondicionalmente o nosso mundo inteiro e vivermos para ela enquanto estamos apaixonados, um dia, se deixarmos de sentir esse amor, se deixarmos de precisar dela, nesse exato instante partimos com pressa e sem olhar pra trás.


Quando solicitei Uma Noite em Nova York, fui na esperança de ler um romance nacional, já que infelizmente conheço muito pouco da nossa literatura. Só depois de ter concluído o livro descobri que, na verdade, Tiago Rebelo é um autor português, e a editora LeYa é a primeira a publica-lo com a tradução para o português do Brasil.

Filipe é um escritor português prestes a completar 50 anos está em Nova York por um motivo especial: Isabel. Apesar do romance dos dois ter terminado há alguns anos, Filipe ainda manteve em mente a promessa de ambos - quando completasse 50 anos, se encontrariam no terraço do Empire State Building. 

Catarina é uma jornalista frustrada com seu casamento que conhece Jonas - um famoso e promíscuo astro da música - por acaso, em um de seus trabalhos. O homem faz o possível e o impossível para conquista-la, que se mantém firme em sua decisão, a princípio. Quando finalmente cede aos desejos de Jonas, acaba sendo substituída por uma garota muitos anos mais nova e se vê arrependida por ter abandonado seu marido.

De alguma forma, a vida de todos os personagens da trama se cruzam em algum momento, até mesmo dos personagens secundários como Patrícia (esposa de Felipe), Sabe aqueles filmes do tipo Noite de Ano Novo ou Valentine's Day em que os personagens passam o filme todo vivendo histórias paralelas e no final se encontram? É mais ou menos isso, porém de uma forma bem mais sutil.

A narrativa do autor é bem madura e detalhista, mas não de uma forma que dificulte a leitura. Diria que é exatamente na medida certa. Passagens bastante poéticas e reflexivas fazem parte da história, já que muito do livro tem a ver com vidas que se cruzam ou se separam, casamentos que se sustentam somente pela conveniência, aflições que são bem comuns hoje em dia e que nenhum de nós está imune a senti-las.

Contudo, achei a construção dessas histórias um pouco rasa. Muita atenção é dada a determinados personagens e suas histórias (como é o caso de Filipe e Isabel) e pouca aos demais, o que confunde o leitor: esse é um livro sobre Filipe e Isabel e algumas pessoas que passaram por suas vidas ou sobre as artimanhas nas vidas de todos eles? A resposta é dificil, e confesso que ainda não cheguei a uma conclusão exata sobre isso. Na minha opinião, o livro terminou de uma forma que o fez parecer incompleto. Talvez umas 100 páginas a mais dessem conta do recado.

Apesar de tudo isso, a narrativa e as passagens realmente compensam, e Uma Noite em Nova York (apesar do título não fazer juz à historia) foi uma das boas surpresas literárias desse ano.
Infos:
Título Original: Uma Noite em Nova Iorque
Autor: REBELO, Tiago
Editora: LeYa
ISBN: 9788544100769
184 páginas

Livro cedido para resenha pela editora. 

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^