29 de setembro de 2014

[Livro x Filme] Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Atenção: esse post pode conter spoilers sobre o filme/livro


Yay! Fazia muito tempo que não atualizava essa coluna no blog, mesmo sendo uma das que mais gosto. Porém, não poderia deixar de contar pra vocês minhas impressões sobre essa história incrível.

Sempre senti vontade de ler a trilogia, e depois de ganhar o box de aniversário não tive mais desculpas! Devorei o primeiro livro, Jogos Vorazes, em 3 dias e no dia seguinte fui correndo assistir ao filme, apaixonada pela história.

Pra quem não conhece, o livro é uma distopia onde a américa se transformou em Panem: um país que, no início, foi dividido em 13 distritos e a Capital - literalmente o centro do país. Porém, após uma rebelião dos distritos contra a Capital, o distrito 13 foi excluído e os Jogos Vorazes foram criados para lembrar aos habitantes de sua submissão à Capital. Todos os anos, cada distrito tem 2 tributos escolhidos para serem enviados a uma arena onde tudo pode acontecer para lutarem até a morte. Só 1 sobreviverá.

Katniss é do distrito 12 e, após sua irmã mais nova Prim ser uma das sorteadas na chamada Colheita dos tributos, resolve se voluntariar e ir aos Jogos em seu lugar.

O livro é fantástico. Daquele tipo que fica impossível de largar e que, para mim, era totalmente imprevisível e nem as partes que tinham tudo para ser super chatas me decepcionaram.

Quando fui assistir ao filme, obviamente tive expectativas gigantescas, principalmente depois de ter assistido a diversas adaptações muito fieis.
Meu desconforto chegou logo no início: a história por trás do broche do tordo da Katniss é completamente diferente do livro. Óbvio que em adaptações diversos detalhes são alterados - mas, para mim, a história do broche no livro tinha um significado especial, um apoio de todo distrito 12 à ela, e isso foi perdido no filme.

As partes do trem até a Capital me entediaram bastante. Mas, gente! Era difícil até respirar durante as cenas na arena. Foi tudo realmente muito bem produzido e gravado, e minha cena favorita foi a dos delírios da Katniss após o veneno das teleguiadas.

Um ponto que considerei ótimo no filme foram as cenas dos Idealizadores dos Jogos armando arapucas e armadilhas, comentando sobre os tributos, tudo nos bastidores - coisa que definitivamente não acontecia no livro, já que ele é narrado em primeira pessoa pela Katniss e só temos sua visão sobre a história.

O final foi algo bastante comercial, pra deixar aquela super vontade de saber o que acontece no próximo filme! Isso também acontece no livro, claro, mas de uma forma bem mais forte, e eu particularmente prefiro esse final do livro.

(trailer legendado)

E você, já assistiu Jogos Vorazes?! Não deixe de comentar suas impressões sobre o filme!


0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^