20 de agosto de 2014

[Resenha] Pausa - Colleen Hoover

"Ela fecha os olhos com força, e lágrimas escorrem por suas têmporas, caindo em seus cabelos. Beijo-as. Beijo o rosto dela e as lágrimas e os olhos e as bochechas e os lábios. Ela precisa saber o quanto a amo."
Pausa é o volume 2 da trilogia Slammed e pode conter spoilers do primeiro livro. Clique aqui para a resenha de Métrica.


A história de Pausa se passa aproximadamente um ano e meio após o final de Métrica
O segundo livro da trilogia, dessa vez narrado pelo mocinho Will, se inicia alguns meses após a morte da mãe de Layken. 

Assim como Will, a garota se torna tutora de seu irmão mais novo, e completamente responsável por todas as tarefas familiares. O casal continua morando em casas vizinhas, e se revezam para cuidar dos garotos. Lake está na faculdade e Will deixou seu emprego como professor para também se dedicar à faculdade, e os amigos Eddie e Gavin estão cada vez mais próximos ao casal. Além deles, outros personagens aparecem na história, como a vizinha Kiersten e sua mãe.

Tudo corria bem na vida do casal, que ainda seguia uma promessa feita à mãe de Lake: sexo só depois de um ano juntos. Dentre as aflições de esperar o momento certo e os desafios de criar as duas crianças, surge o último presente deixado pela mãe antes de morrer - um pote com diversas estrelinhas de origami, cada uma delas com uma mensagem especial escrita dentro. Essas mensagens se tornam um refúgio para ambos. Sempre que se sentem aflitos, encurralados ou com dúvidas, é nas palavras da mãe de Lake que encontram uma saída.

Na volta para a faculdade, Will depara-se com um fantasma de seu passado: sua ex namorada, que não suportando o fato de Will perder os pais e tornar-se totalmente responsável por seu irmão, o deixou há cerca de 3 anos. O fato não é comentado com Lake, mas obviamente as coisas não saem como planejado e em determinado momento o encontro vem à tona, abalando as estruturas do relacionamento dos dois.

Particularmente achei Pausa muito mais poético e profundo do que Métrica. O episódio da volta da ex-namorada é só a ponta do iceberg de tudo que os personagens terão de enfrentar no livro. É impossível não sentir a tristeza de Lake ao se sentir traída e a agonia de Will por consertar as coisas.

Além das mensagens motivacionais da mãe de Lake, cada capítulo se inicia com uma passagem do diário de Will, o que torna com certeza a história mais agradável àqueles que buscam o lado mais poético do livro.
"Se eu fosse um carpinteiro, eu construiria para você uma janela para minha alma. Mas eu deixaria a janela fechada e trancada, assim, toda vez que você tentasse olhar por ela... tudo que veria seria seu próprio reflexo. Você veria que minha alma é um reflexo de você..." (Will, pág. 64)
Por fim, achei uma ótima leitura, de um ótimo livro, mas não uma ótima continuação.
É o típico "terceiro-livro-da-trilogia", o miolo da história, que nos separa da apresentação da trama, no primeiro livro, ao desenrolar da história, no último.

Infos:
Título Original: Point of Retreat
Autora: HOOVER, Colleen
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501401892
302 páginas.
Para comprar: Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

3 comentários :

  1. Oi Ana, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Eu sinceramente nem sabia que métrica tinha continuação, pois nas resenhas que li ninguém falou nada do tipo. Eu já tive muita vontade de ler Métrica, mas o tempo foi passando e a vontade também. Fico feliz que tenha gostado do livro, e é uma pena que o 2° volume da trilogia tenha ficado tão aquém do primeiro.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Aninhalinda, minha linda! Fiquei super feliz ao ler que você trouxe uma resenha aqui no blog, gosto de ver a animação de dominar aos pouquinhos, só não pode desisti, e eu não deixo também!
    Será que essa história vai ter uma continuação? Acho que deveria ter sim porque.. nossa, ela sempre toca meu coração. O que cada um deles passam, e Pausa é mais intenso ainda, porque é quando a relação deles está mais intensa, quando começam a dividir as vidas, mesmo cada um morando em casas diferentes, mas estão ali, tão perto um do outro, que é impossível algo acontecer e um não sentir.
    Acho que todas as questões pensadas por eles são importantes, e precisam de muita atenção, porque sendo extremamente delicado, um deslize pode acabar com tudo, e o fato da mãe dela ter partido, deixou tudo com um toque de cinza, eu mesma fiquei muito triste.
    Essa sim é uma história que muitos devem ler e conhecer, porque ela é capaz de abrir seus olhos para muitas coisas, e tenho certeza que abriu os seus também <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu tô aguardando esse livro chegar aqui em casa, sempre que a campainha toca fico ansiosa achando ser o carteiro. Eu fico feliz em saber que a narrativa continua poética e até mais profunda, porque sinceramente fiquei com medo de não chegar aos pés de Métrica, que é sensacional.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^