27 de agosto de 2014

[Resenha] Garota Exemplar - Gillian Flynn

Ele fez uma pausa e eu sei que está prestes a mentir. O pior sentimento: quando você tem simplesmente que esperar e se preparar para a mentira.

Resenhar esse livro sem dar spoilers é uma tarefa bastante difícil, diga-se de passagem. Garota Exemplar foi um livro que me deixou sem palavras, e ao mesmo tempo com uma vontade imensa de contar pra todo mundo o seu desfecho. 

Amy e Nick Dunne estão casados há cerca de 5 anos. Ela, filha de autores de livros infantis que escreveram toda uma coleção sutilmente baseada nela mesma - Amy Exemplar -, que os ajudou a enriquecer. Pós-graduada em psicologia, Amy costumava criar testes de personalidade para revistas. Ele, jornalista frustrado que perdeu seu lugar de prestígio em uma revista após o boom da internet e decide que já é hora de se mudar de volta para sua cidade natal, no Missouri, e abrir um bar com sua irmão gêmea Go. Tudo contra a vontade de Amy.

Na manhã do quinto aniversário de casamento do casal, Amy desaparece misteriosamente. A casa tem sinais de luta na sala, mas nenhuma outra pista que indique o paradeiro de Amy. Começa então uma busca meio sem direção ainda, nas redondezas da casa. Dentre as pistas encontradas pela polícia na casa, está o presente de aniversário de casamento deixado por ela a Nick. Entre eles existia a tradição de "caça ao tesouro" todos os anos, em que a última pista levaria ao presente. 
Nick, então, começa a seguir as pistas deixadas por Amy, que tornam o seu desaparecimento ainda mais sinistro.

O livro tem diversas divisões. A primeira delas é em partes: Rapaz Perde Garota, Rapaz Encontra Garota e Rapaz Consegue Garota de Volta (ou vice-versa). Já adianto pra vocês que o título dessas divisões engana bastante. Em segundo lugar, há a divisão entre os narradores da história. Os capítulos são intercalados entre o diário de Amy, onde há uma pequena retrospectiva de como era sua vida antes de Nick, como se conheceram, casaram e um pouco da vida dos dois até o dia antes de seu sumiço, e também os capítulos contados por Nick, no presente.

Através do diário de Amy conhecemos um outro lado que nos faz fortemente suspeitar de Nick - não só nós, como também a polícia, que após encontrar o diário tem nele seu suspeito número um. Paralelamente a isso, conhecemos um Nick muito pouco interessado em realmente encontrar sua esposa - sorrindo em momentos inadequados, aparecendo em fotografias com outras mulheres e deixando vazar para a mídia seu caso com uma aluna da faculdade muito mais nova do que ele.

Eu não quero me prolongar muito e acabar soltando tudo aquilo que está na ponta da língua! 
A construção dos personagens foi muito bem feita, mas fiquei em dúvida se gostei ou não do livro. O final me deixou bem perturbada e sem saber o que pensar, se gostei, se não gostei... O ponto é: eu recomendo essa leitura porque é diferente de tudo que eu já tinha lido. Se você já leu Garota Exemplar, não deixe de compartilhar comigo sua experiência de leitura nos comentários, quero muito saber se só eu precisei de um tempo pra absorver a história.

Ps.: Lembrando que em Outubro chega aos cinemas a adaptação cinematográfica do livro! O trailer foi o que me fez sentir mais vontade de ler o livro, e você pode conferir aqui



Infos:
Título Original: Gone Girl
Autora: FLYNN, Gillian
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572902
447 páginas
Livro cedido para resenha pela editora. 
Para comprar: Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

4 comentários :

  1. Eu achei que o final do livro aconteceu de acordo com os personagens mesmo, os dois eras imperfeitos e atraídos um pelo outro exatamente por essas imperfeições. Foi o final mais estranho e simplificado que a autora podia dar, sem muito lenga-lenga. Um final real, pois acontece bastante disso por esse mundão (paranóias e loucuras à parte) [espero não ter falado de mais]
    Beijos~!
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  2. Oi, muito boa a sua resenha!
    Eu li o livro faz um mês e demorei um tempão pra conseguir colocar as ideias em ordem e fazer minha resenha! É um livro extremamente perturbador, chocante e desorientador. Fui muito trollada, porque havia montado dezenas de teorias, mas até que acertei em parte! A construção psicológica das situações e dos personagens é impressionante, a Gillian realmente sabe o que está fazendo! Eu gostei muito mesmo do livro, mas aquele final me incomodou bastante, apesar de achar que foi super verossímil com o restante da história. Esse é um livro que te faz pensar, desperta diversas emoções, ou seja, uma ótima leitura!
    E, realmente é muito difícil falar dele sem soltar um spoiler, seja para explicar a situação ou convencer alguém a lê-lo haha
    Debora.
    Beijos :D
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Já li o livro e é realmente muito bom, super intrigante!
    Beijos
    http://letterofwinter.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo esse livro há algumas semanas. Muito tempo, né? É que estou querendo saborear e compreender, já que estou esperando pelo filme também. Ouvi tanto sobre ele, que já tenho algumas teorias formadas, mas só vou confirmá-las ou eliminá-las quando terminar de ler mesmo. SE for o que estou pensando, é brilhante! Já imagino o quão pertubador deve ser esse final, rs. Bom, vamos ver o que vou achar, ne? :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^