1 de julho de 2014

[Resenha] Garota Replay - Tammy Luciano

Aquilo era amor, o tal amor, do jeito mais nobre da palavra, um sentimento difícil de detectar, mais difícil ainda de achar


Oi gente!
Há uns dias atrás publiquei a minha lista de leitura pras férias. Até hoje já consegui ler metade dela, e com certeza irei acrescentar mais alguns títulos. O primeiro escolhido foi Garota Replay, da autora nacional Tammy Luciano. Como contei no post, ganhei esse livro há mais ou menos dois anos mas nunca tinha me interessado muito e já que estou tentando diminuir o número de livros não lidos na minha estante, resolvi dar uma chance a ele.

A história se passa no Rio de Janeiro, e a protagonista é Thizi.
Thizi tem pais ausentes, mas apesar disso tem tudo o que quer. Mora num apartamento de classe média-alta com sua "babá", enquanto seus pais viajam o mundo todo. Resolveu largar a faculdade de Administração e agora pensa em cursar Moda.

O livro começa com as aflições da mocinha, que acabou de terminar seu relacionamento nada bacana e brigar com seu melhor amigo, Tito, tudo porque ele flagrou o ex-namorado de Thizi aos beijos com outra garota, e se envolveu numa briga feia com o cara. Resultado: um nariz quebrado e muita raiva.
Ao sair da festa no auge do ódio e com bastante álcool na cabeça, Tadeu (o ex namorado) sofre um acidente de carro, junto com seu melhor amigo, e agora ambos estão no hospital em estado grave.

Thizi então passa seus dias se lamentando: pelo acidente, por descobrir a traição, e pela saudade do seu melhor amigo, que resolveu se afastar dela para não se meter em mais porcaria.
Em um final de semana, resolve sair para esparecer. Ao chegar a balada, depara-se com: si mesma.
Sim! Uma outra menina, fisicamente idêntica à ela, mas muito mais radiante e feliz, e que a chama de idiota sem nenhuma delonga.
Thizi obviamente se assusta e passa a formular milhares de teorias na sua cabeça - uma irmã gêmea? um clone? alucinações? espíritos? E passa então a encontrar a sua "replay" cada vez mais, investigando o que poderia estar por trás de tudo aquilo.

O livro é bem curtinho. Cá pra nós, eu não estava gostando nenhum pouco no começo, achei que a história era muito rasa e previsível -  ela obviamente passava por coisas como ter um melhor amigo apaixonado por ela sem que ela soubesse e, de repente, ele ser super lindo e ela também se apaixonar - e eu comecei a ficar cansada de tanto clichê. A narrativa da autora também me cansou um pouco, era muita repetição a todo momento. Ela repetia o quanto seu namoro tinha sido um saco, o quanto ela o traía, o quanto ela sentia falta do seu melhor amigo e o quão maravilhoso ele era. Não sei se esse é um problema que acontece em todos os livros dela, porque esse foi o primeiro que li, mas gostaria de ler alguma outra obra pra tirar essa impressão. Talvez seja só o modo como essa história foi contada.

O final foi o que fez o livro não ser totalmente uma perda de tempo, confesso. Foi basicamente o que eu imaginava para outros tantos livros, e me surpreendeu bastante. Se você tiver um tempinho e quiser conhecer mais da nova literatura nacional, recomendo a leitura, mas eu particularmente não deixaria de ler algum outro livro para ler esse, mas vai bastante do tipo de livro que cada pessoa gosta e da identificação que rola com os personagens - coisa que ficou bem distante da minha realidade. Recomendo para quem gosta de um romancinho água com açúcar.

Infos:
Título Original: Garota Replay
Autora: LUCIANO, Tammy
Editora: Novo Conceito
ISBN: 8581630073
144 páginas.

1 comentários :

  1. Oi Ana

    Li esse livro há alguns anos e apesar de não lembrar dos detalhes, lembro claramente que não gostei nem um pouco dele. Achei a narrativa bem cansada e a história bem chatinha.
    Tentei ler outro livro da autora mas seguiu o mesmo padrão e acabei desistindo.
    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^