5 de julho de 2014

[Resenha] Desventuras em Série vol.2: A Sala dos Répteis - Lemony Snicket

Esperar que o tio adotivo voltasse para casa enquanto um homem ganancioso e violento se instalava no andar de cima, foi uma das piores esperas de toda a vida dos Baudelaire
A Sala dos Répteis é o volume 2 da coleção Desventuras em Série. Leia aqui a resenha do volume 1, Mau Começo.

Oi gente!
Esse é o segundo livro da minha meta de leitura das férias.

No livro anterior da saga, Mau Começo, os irmãos Baudelaire até conseguem escapar das garras do terrível Conde Olaf, mas o vilão acaba fugindo sem deixar rastros. A história poderia acabar por aí: os três órfãos se livram do Conde, vão viver com a vizinha-amiga e ficam felizes para sempre.
Mas como todos sabem, essa não é uma história feliz, e as desgraças na vidas desses três só estão começando.

No segundo volume da coleção Desventuras em Série - A Sala dos Répteis - Violet, Klaus e Sunny vão morar com um tio muito, muito distante: o Dr. Montgomery Montgomery, ou apenas Tio Monty. 
Tio Monty é um cientista muito consagrado, e seu principal objeto de estudo são as cobras e serpentes. Além disso, ele se mostra extremamente preocupado e carinhoso com as crianças, ganhando a confiança delas logo de cara. 

Os dias em sua casa são felizes: cada um dos três tem seu próprio quarto, roupas novas, comida da boa, e não precisam realizar dezenas de trabalhos domésticos como acontecia no castelo do Conde Olaf. Tio Monty, inclusive, se prepara para uma viagem pela América do Sul para estender sua pesquisa, e almeja levar os irmãos Baudelarie com ele. Por isso, os três passam o dia na chamada Sala dos Répteis, onde Montgomery abriga todas suas espécies, se preparando para a viagem. Klaus fica encarregado de pesquisar mais sobre o Peru, Violet conserta as armadilhas que serão usadas e Sunny passa as tardes roendo cordas.

E assim, cada um deles fazendo o que lhe deixa feliz, os três conseguem levar uma vida tranquila... Mas não por muito tempo. 
Um belo dia, o novo assistente do Tio Monty chega à casa. O cara poderia se disfarçar o quanto quisesse, mas os garotos reconheceriam aquele olhar: era o Conde Olaf!

Li esse livro em uma tarde.
Como já citei na primeira resenha, gosto bastante da narrativa do autor, que não deixa as coisas tão infantis apesar de a princípio ser essa a imagem que o livro passa. Muitos assuntos sérios são tratados de forma mais leve, e isso me cativou bastante.
As ilustrações são um show a parte - mesmo tendo lido no e-reader, me apaixonei por elas. Quero muito o livro físico!

O único ponto não tão positivo, é que pra mim tudo aconteceu muito rápido. Tive a sensação de estar lendo um conto, e não um livro. Acredito que no primeiro volume aconteceu muito mais coisas do que nesse, mas pelo tamanho da coleção - 13 livros - é bem provável que esse estilo permaneça, o que não me fez gostar menos! Só aguçou mais ainda a minha curiosidade.

Infos:
Título Original: A Series of Unfortunate Events - The Reptile Room
Autor: SNICKET, Lemony
Editora: Cia. das Letras
ISBN: 9788535901436
184 páginas.
Para comprar: Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

6 comentários :

  1. Oláá!
    Sempre tive aquele espaço na minha cabeça que quer ler essa série, mas também sempre tive aquele que não quer se arriscar em comprar o box - que sempre sai mais barato do que comprar individualmente - e não gostar ou comprar um por um, adorar e sair na desvantagem por conta dos gastos.
    Amei a resenha!

    Tinha me esquecido de seguir o blog, mas agora já estou seguindo.
    Beijões,
    http://ressacas-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também passava por isso, aí acabei lendo os três primeiros por e-book pra ter certeza de que gostaria e poder comprar o box. Valeu a pena \o

      Excluir
  2. Oi, Ana, tudo bem?

    Tenho vontade de ler Desventuras em Série. Os livros são mesmo super rapidinhos e devem ser uma delicia, né?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do narrador destacar a cada duas linhas que as histórias da série não terão um final feliz, é realmente muito gostoso de ler hahahhaa

      Excluir
  3. Sempre quis ler essa série, desde de que assisti ao filme! Parece ser tão louco e lúdico!

    Bjs, Raquel.

    morethanaworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^