11 de julho de 2014

[Resenha] Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda - Kiera Cass

Olhei novamente para a pilha. Todos os detalhes essenciais estavam ali. Ainda assim, eu sabia que o formulário não dizia o que as fazia rir ou pôr pra fora seus segredos mais obscuros. Ali estava uma compilação de atributos, não de pessoas. (O Príncipe)

Pode conter spoilers dos livros da Trilogia Seleção.

Oi gente!

Pra ter um gostinho a mais da trilogia Seleção, que terminou no livro A Escolha, resolvi ler os dois contos extras publicados pela Kiera Cass: O Príncipe e O Guarda.
Eles foram publicados em momentos diferentes, a princípio somente no formato e-book e em inglês. Mais tarde, um livro reuniu os dois contos + o primeiro capítulo do último livro.

O primeiro conto, O Príncipe, narra a uma parte da história pela percepção de Maxon.
Toda a história se passa nos momentos antes de a Seleção começar e nos primeiros dias das garotas do palácio. Conhecemos como era a vida de Maxon antes da Seleção, seus medos e inseguranças a respeito dessa escolha e como era sua relação com seus pais.
Gostei bastante desse conto por humanizar mais o personagem, trazendo o leitor pra mais perto da família real. Como o pano de fundo da história é antes da Seleção, e o conto foi publicado depois do primeiro livro, e antes do segundo, algumas facetas dos personagens já eram conhecidas - como, por exemplo, a brutalidade do rei. O que me surpreendeu mesmo foi conhecer um pouco mais da rainha Amberly, extremamente carinhosa e cuidadosa com Maxon, deu até uma tristezinha por já saber o final da trilogia (e com isso, o futuro dela, ops).

Também achei interessante conhecer "a outra" garota na vida de Maxon - a princesa da França, já citada em algum momento da trilogia. Ela foi perdidamente apaixonada pelo príncipe, e jurava ser correspondida. Já ele, não fazia ideia dos sentimentos da garota e, infelizmente, acabou partindo seu coração.
Achei essa passagem bem importante por trazer à tona os pensamentos de Maxon, principalmente o medo que ele sentia em saber que, querendo ou não, acabaria partindo mais corações quando a Seleção terminasse.

O conto é muito bom, e me senti bem próxima dos personagens e com saudades da trilogia.

O segundo conto, O Guarda, parte do momento - no segundo livro, A Elite -, em que Marlee e um outro guarda do palácio são pegos se beijando e são expulsos do palácio, além de serem açoitados em público, tudo pela visão de Aspen.

Não sei porque, mas achei esse conto bastante fraco. Ele mostra os encontros entre ele e America, que passaram a ser mais escassos depois do episódio com Marlee, até o momento em que os rebeldes invadem o palácio pela segunda vez no livro e America se perde na floresta.
Senti até um pouquinho de raiva - Aspen interpretava todos os movimentos de America em seu favor, e continua alimentando de forma doentia o amor que os dois nutriram no passado. O conto foi lançado depois de A Elite, e antes de A Escolha, então muita gente já tinha sacado o desenrolar da história, o que acabou sendo maçante. Talvez algumas pessoas tenham sentido pena de Aspen (se você foi uma dessas pessoas, me explica como!) mas eu só senti um roinnnnccccc - sono.

O livro é bem bacana - mais pelo reencontro com a trilogia do que pelas histórias -, mas acredito que não vale a pena compra-lo só pelas histórias. Os contos têm cerca de 50 páginas cada, e adquirindo o livro você ganha mais umas 50 páginas (estimando, já que sou péssima em números) com os primeiros capítulos de A Escolha. Eu, particularmente, preferi ler os contos separados. Vasculhando na internet, descobri que tem coisas bem bacanas no livro, como entrevista com a autora e a playlist oficinal dos dois primeiros livros. Como li os contos separadamente, não tive acesso à esse material, mas confesso que fiquei bastante curiosa. Mas como já citei, se o seu interesse são só os contos, a editora disponibilizou ambos gratuitamente no formato e-book.

É uma boa pedida pra quem sente aquela saudadezinha dos personagens e da trama, principalmente pelo conto O Príncipe, já que O Guarda foca demais em Aspen e America e acaba se tornando maçante.

Em tempo: Kiera Cass já anunciou um terceiro conto - A Rainha -, com a visão de Amberly sobre os fatos. Pelo que entendi, já está em pré-venda nos Estados Unidos, mas nem previsão de tradução brasileira ainda :(

Infos:
Títulos Original: The selection stories: The Prince and The guard
Autora: CASS, Kiera
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765329
288 páginas.
Para comprar: Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

4 comentários :

  1. Acho legal quando tem esses extras de livros ou série, principalmente quando são de livros que gosto. Ótima resenha.
    Sorteio do livro "Fahrenheit 451" no blog, participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  2. Não li a resenha porque do spoiler, ainda quero ler a trilogia.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Ainda não li essa trilogia. E confesso que fui pescando suas impressões na resenha, para não correr o risco de pegar spoiler! Tenho a trilogia em e-book mas sinto que esses são livros que merecem ser lidos em sua forma física, e estou super ansiosa para lê-los! Assim que puder vou comprar e me aventurar nessa história!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda preferia que a série fosse narrada pelo Maxon, América entrou no hall das insuportaveis pra mim ahauhahu

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^