3 de junho de 2014

[Resenha] O Segredo do Meu Marido - Liane Moriarty

Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre. Pergunte a Pandora.



Recebi esse livro num kit lindo (e cheiroso!) de boas vindas da editora Intrínseca. Estava doida pra ler e fiquei super feliz.

O livro intercala 3 histórias e vou resumi-las um pouquinho.
Cecília Fitzpatrick tem uma vida feliz e aparentemente perfeita: mãe de três filhas, com o marido dos sonhos, muito bem sucedida como revendedora da Tupperware. Um dia, procurando um pedaço do muro de Berlin guardado em seu sótão, Cecília encontra uma carta de seu marido John. No envelope, escrito com a letra dele, Cecília lê as palavras que mudarão para sempre sua vida - "Para minha esposa, Cecília Fitzpatrick, para ser aberto na ocasião de minha morte".

Rachel Crowley é uma idosa amargurada. Sua filha, Janie, fora assassinada aos 16 anos e desde então uma sucessão de perdas vêm acontecendo em sua vida: a morte de seu marido, o casamento do seu filho mais novo que, agora, iria levar para longe sua única alegria - Jacob, seu neto de 3 anos.
Rachel passa seus dias alimentando seu ódio por Connor Whitby, última pessoa a encontrar sua filha com vida e o seu suspeito número um.

Tess chega a Melbourne pelos piores motivos possíveis. Seu marido e sua prima (e também sócia. e também melhor amiga desde sempre) assumiram estarem apaixonados um pelo outro. Atordoada, Tess resolve se mudar para a cidade da mãe, levando seu filho e deixando para trás os traidores. 
Em Melbourne, cidade onde cresceu, o passado bate a porta: Connor, seu ex-namorado da adolescência que não encontrava há anos, está disposto a relembrar os bons tempos e recuperar os anos perdidos.

O cenário é uma espécie de vila em Melbourne, na Austrália. Todos os vizinhos se conhecem e estão presentes nos mais diversos eventos sociais. Cecília é como um exemplo que todas as mães querem seguir, até o dia em que a maldita carta aparece em suas mãos.
Sua vida realmente desanda. Toda a classe e perfeição vistas de fora pelas pessoas ao seu redor desmorona, e ela passa a viver o seu pior conflito interno.
A carta de seu marido revela um segredo. Um segredo guardado há décadas. O seu impasse gira em torno de revelar o segredo - o que não amenizaria em nada a sua dor - e arcar com as consequências de destruir não apenas a sua família, como sua imagem pública ou viver o resto dos seus dias com as palavras lidas naquele pedaço de papel entaladas em sua garganta.

O livro intercala as três histórias pelo ponto de vista das personagens principais de cada uma, e em vários momentos percebemos as vidas das três se entrelaçando.
O mistério de qual é o segredo do marido de Cecília é revelado logo nos primeiros capítulos. Confesso que fiquei bastante tempo pensando que era algo muito óbvio (e a essa altura, vocês já devem imaginar o que seja, mas não vou dar spoiler) então a todo momento eu pensava: "ok, é agora que surge algo totalmente WTF na história e ela fica interessante?".
O livro não é ruim - longe disso. Só acho que a questão do mistério poderia ter sido mais bem explorada do que foi, talvez se as histórias se seguissem sem que o segredo fosse relevado logo de cara, dando mais suspense.
Como isso não aconteceu, o que me restou foi imaginar qual seria o desfecho da história, e esse sim foi inimaginável. Apesar disso, eu não gostei do final. Achei super vago.
Outro ponto que gostaria de destacar é: achei a personagem Tess desnecessária para a trama. A história é realmente desenvolvida entre Cecília e Rachel, e a todo o drama da perda do marido + dormir com o ex namorado do passado + o ex marido voltando arrependido não acrescentou em nada na história "principal". Achei, até, bem legal tudo que acontece com ela, mas desnecessário.

Citei muitos pontos negativos, mas por favor, repito: não é um livro ruim. A história, apesar de tudo que já foi citado, me prendeu bastante, e a narrativa da Liane é muito gostosa. Não é pesada e nem confusa, como acontece com alguns livros do mesmo estilo que li. A diagramação é agradável, só uma observação para a fonte, que é um pouco pequena e pode atrapalhar quem tem problemas de visão.
Eu realmente gostei bastante do livro e despertou meu interesse para esse estilo literário, mas como todos os livros, não é perfeito.

Infos:     Título Original: My Husband's Secret
Autor: MORIARTY, Liane
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580574791
368 páginas.

2 comentários :

  1. Tinha tantas expectativas para este livro que com a sua resenha fiquei com algumas dúvidas. Até gosto de livros que revelam as coisas antes, mas que tenham mais mistérios com o andamento da história.

    Bom, quando eu conseguir, compro o livro de depois trocamos figurinhas! hahahahaha

    Beeijos! :)

    www.cloudsandfantasy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ana, concordo com você. Tess ficou vagando na história. Também achei que ela foi um pouco desnecessária. Mas, como eu realmente adorei o livro, esse é um ponto minusculo a ser discutido, rs.
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^