26 de junho de 2014

Gesto Verde - blog neutro em CO2!

Oi gente!
Hoje a postagem vai ser um pouquinho diferente do normal, mas é por uma boa causa.

Como algumas pessoas sabem, me formei técnica em meio ambiente em 2012. Nunca trabalhei na área, mas aprendi bastante coisa com o curso e me interesso bastante pela área. Antes mesmo de iniciar os estudos já buscava ter atitudes mais "verdes" - como evitar as sacolas plásticas, tentar separar o lixo orgânico do reciclável, etc - e depois de me formar a busca por essas atitudes só aumentou.

Navegando em um grupo de blogueiros no Facebook, descobri um projeto bastante legal: cada blog participante é igual a uma árvore plantada.
Pode não parecer nada, mas blog produz, em média, 3,6 kg de dióxido de carbono por ano. Óbvio que isso não acontece de forma direta, mas tomemos como exemplo o Poesia Destilada: para a produção dos posts, é necessário um computador. Esse computador foi produzido e montado em uma fábrica e até chegar às lojas e depois, até a minha casa por meio dos mais diversos transportes, uma quantidade x de Dióxido de Carbono foi lançada na atmosfera.
Depois, quando as editoras parceiras me enviam livros para a prova, mais CO2 é gerado, tanto na fabricação do livro, quanto no transporte até a minha casa.
Além disso, o blog estará em breve lançando uma linha de camisetas com estampas exclusivas e, adivinha só? Mais poluição. Isso sem contar a produção da energia necessária pra que você se conecte à internet ou ligue o seu computador.
Esses exemplos podem parecer muito distantes, mas imaginem todos os blogs que vocês conhecem gerando quase 4kg de poluição por ano? 

O Guiato é um site de compras online, e em parceria com diversas instituições de preservação ambiental, criou a iniciativa Gesto Verde. Dentre os programas de incentivo à preservação, está o Blog neutro em CO2.
Funciona da seguinte forma: a cada blog que adotar o selinho (que vocês já podem conferir ali no canto direito), uma árvore será plantada, neutralizando assim as emissões anuais de carbono do blog.
Não se sabe exatamente quando de carbono uma árvore consegue absorver, pois isso varia de espécie para espécie, local de plantio, dentre outros fatores. O que se sabe é que uma árvore adulta consegue filtrar até 30kg por ano. Estima-se que uma árvore jovem recém plantada pode absorver no mínimo 5kg anuais.


Eu já me cadastrei para neutralizar minhas emissões! E vocês?
Para saber mais, acesse o link 

2 comentários :

  1. Nossa Ana, que interessante! Faz toda a lógica.
    Irei visitar o link para me interar mais sobre isso :)

    Super curti seu blog e espero sua visita, viu? Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!

    Sua atitude é magnífica, parabéns! Vou me informar mais sobre o Guiato e quem sabe não viro um blog Neutro em Co² também... Eu também gosto muito de ajudar o meio ambiente, mas confesso ser meio relaxada rsrs O que é nosso, temos de preservar.

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^