9 de maio de 2014

[Resenha] Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Eleanor was right. She never looked nice. She looked like art, and art wasn't supposed to look nice; it was supposed to make you feel something.

Esse é um dos livros mais amor que eu li esse ano.
Há uns 2 anos, fuçando no tumblr, encontrei um quote em inglês dele e me apaixonei (é inclusive o quote que inicia essa resenha, que preferi manter em inglês). Desde então, ele ficou na minha meta de leitura por muito tempo, mas como não havia tradução, acabei esquecendo. Alguns meses atrás, fui pra livraria comprar livros da faculdade e... lá estava ele, na estante de lançamentos, traduzido pela editora Novo Século. 
Voltei pra casa sem nenhum livro acadêmico, mas com essa lindeza.

Eleanor & Park se passa na década de 80.
Eleanor é nova no colégio e sofre bullying logo no primeiro dia de aula - a garota é grande, ruiva e usa roupas super esquisitas.
Park é o único a aceitar a companhia dela no ônibus a caminho da escola, mas ainda assim sem trocar nenhuma palavra com a "ruivona", como é chamada pelos colegas de classe. Descendente de coreanos e com uma família quase perfeita, Park está sempre lendo algum quadrinho no ônibus e Eleanor passa a, sutilmente, ler as histórias por cima de seu ombro. Qual não foi sua surpresa quando Park, sem dizer uma palavra se quer, lhe entrega uma revista do Watchmen?
E assim começa a história dos dois, embalada por músicas dos Smiths e Beatles.

A primeira vista, pode parecer mais um livro extremamente clichê, mas conforme o final vai chegando e as coisas não caminham como o esperado, nota-se o grande diferencial da história.

O amor dos dois caminha de forma muito, muito sutil, e faz a gente se sentir apaixonado junto com eles. Desde o frio na barriga do primeiro entrelaçar de dedos, até mesmo a vontade incessante de nunca mais se despedir da pessoa amada. O que mais me chamou atenção foi a forma com que a autora retratou o romance. Não é forçado e impossível como 70% dos romances que já li. Você realmente consegue sentir fluir os sentimentos e se identificar (quem nunca se apaixonou e sentiu um milhão de borboletas no estômago?!)
Como citou John Green em uma resenha no The New York Times: "Eleanor & Park me lembrou não só como é ser jovem e apaixonado por uma garota, mas também o que é ser jovem e apaixonado por um livro."
E falando no menino Green, senti uma pegada dele em vários aspectos do livro, principalmente na forma como a autora terminou a história.

Mas a trama não é só amor: Eleanor tem diversos problemas com sua família, incluindo um padrasto abusivo e agressor que controla tudo em sua casa, além de maltratá-la com xingamentos horríveis e ter expulsado-a de casa há anos atrás. Isso acaba fazendo com que Eleanor esconda o romance de sua família, e tem problemas muito sérios quando é descoberto.

O livro não tem um final feliz - isso é fato, e espero que não os faça desistir da leitura. Não é feliz, mas é um final perfeito, porque é acima de tudo, real.
Gostei mesmo do estilo de escrita da autora, que transmitiu os sentimentos com maestria. Os diálogos são bem construídos (o livro intercala a visão de Eleanor e a de Park, em primeira pessoa) e a capa é um show a parte!
Ganhou meu coração.

Ps.: Essa semana surgiu a notícia de que o livro será adaptado para o cinema com direção da própria Rainbow Rowell, seguindo o mesmo caminho de Stephen Chbosky em As Vantagens de Ser Invisivel e John Green em A Culpa é das Estrelas. Já estou ansiosa!

Infos:Título Original: Eleanor & Park
Autor: ROWELL, Rainbow
Editora: Novo Século.
ISBN: 9788542801255
328 Páginas

Acompanhe o blog nas redes sociais: Facebook | Twitter

6 comentários :

  1. Estou louca pra comprar esse livro! Primeiro porque amei a sinopse dele e segundo porque acho essa capa simplesmente maravilhosa <3.
    Além do mais todo mundo fala super bem sobre ele. Incluindo você...rsrs
    Nem sabia que ia ter adaptação para o cinema, tenho que correr para comprar o meu com a capa original! haha

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu estou super curiosa para ler esse livro. Quando lançou fiquei ânsia de comprar, mas acabei deixando passar. Bom saber que vc gostou tanto assim da leitura. Quem sabe esse mês eu não consiga finalmente ter o meu? =) Não sabia que o livro vai ter uma adaptação. Bom saber =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ana-flor, bom dia!
    Eu tava muito ansiosa pra ler sua resenha sobre esse livro porque foi por sua causa que decidi lê-lo (e não me arrependi!). Eleanor & Park é um livro muito particular, e pude sentir novamente todas as sensações que vivenciei durante a leitura dessa história maravilhosa. Acredito que, por ser tão próximo da realidade e não ser tão clichê como tantos outros, esse livro ganhou tanto destaque entre os leitores. Pretendo reler em breve, mas acho que é melhor preparar um pouco meu psicológico, porque o final é realmente um balde de água fria na cabeça do leitor.

    Beijos, boa semana!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Segunda resenha sobre esse livro e... que amor! É um livro no estilo de ACEDE, mas tem suas diferenças e suas singularidades, o que me fez me interessar muito por ele *_* Boa resenha, me deixou mais curiosa ainda.rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Mais um livro para eu ler!
    Desse jeito vou precisar de mais vidas para dar conta da lista de leitura :s kk
    E ainda vai receber uma adaptação? Muito bom, tomara que honre pelo menos grande parte da história do livro :}

    Beijos

    http://nodivadaverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Terminei de ler esse livro hoje e sem dúvidas se tornou um dos meus queridinhos. Realmente, à primeira vista ele parece ser um daqueles livros clichês e eu me surpreendi por estar morrendo de vontade de lê-lo, mesmo com essa primeira impressão, apesar de não ser muito fã de romances muito fofinhos e melosos. Simplesmente amei, mesmo com a falta de um final feliz. Não é feliz, mas muito real. Amei! Beijos

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^