26 de abril de 2014

Review : Kobo Touch

Oi gente!
Na última semana, quando recebi a notícia da parceria com a editora Intrínseca, me deu um certo desespero: optei por receber os livros da editora no formato de e-book, por questões ecológicas e de espaço, mas ler no computador demoraria o dobro do tempo do livro físico. Quando contei, aflita, pra minha mãe, ela resolveu me presentear com um e-reader!
Fiquei muito feliz, apesar do preconceito que tinha com os livros digitais. Aí veio a parte mais difícil: escolher o modelo.

Nunca tive contato com o Kindle, eu sequer já vi um pessoalmente (e, até outro dia, nem sabia como ele era). Pesquisando, descobri que os e-books são comprados pela Amazon e que os formatos são um tanto quanto específicos. Confesso: não me interessei nenhum pouco por ele.
Parti para o Kobo. Com ele tive uma certa vivência nos meses que trabalhei na Livraria Cultura. Já conhecia um pouco das manhas e já tinha pego vááários em mãos.
Optei por ele.

Na hora da compra, apesar de ser um presente, quis economizar ao máximo. No site da Livraria Cultura - a unica que distribui o e-reader no Brasil - o Kobo Touch sai por R$399,00 somente na cor preta. Entrei no site do Enjoei, um tipo de brechó online amor demais e com coisas lindíssimas. Encontrei o mesmo Kobo, na cor branca/lilás por 280 dinheiros.
Em menos de uma semana ele chegou em minha casa, vindo de BH, com frete grátis. O valor incluía o Kobo Touch, uma capinha protetora e ainda ganhei de brinde o cartão de memória.
Foi amor demais quando o pacote chegou! Veio todo embrulhadinho, com florzinha enfeitando e um bilhete fofo da antiga dona.
Apesar de usado, meu Kobo está em perfeito estado. Mesmo! Sem uma marquinha se quer.



Mas vamos ao que interessa: minhas primeiras impressões.

Especificações técnicas:
Tela - 6" Pearl E Ink touch screen Vizplex V220 display 16 níveis de cinza Cores - branca, preta, prata, lilás e azul Armazenamento - 2GB, sendo 1GB disponível para conteúdo (até 1000 eBooks) Expansão de memória - cartão de memória SD de 32 GB Conectividade - Micro USB e Wi Fi 802.11 b/g/n Bateria - Mais de 1 mês (dependendo do uso pessoal, duração pode variar) Processador - 800 MHZ Tela em preto e branco Formatos de leitura - livros - EPUB, PDF e MOBI - Documentos - PDF - Imagens - JPEG, GIF, PNG, BMP e TIFF - Texto - TXT, HTML e RTF - Quadrinhos - CBZ e CBR Fontes - 11 estilos de fontes e 24 tamanhos diferentes Softwares - Software para Desktop Grátis Kobo Novo e Aperfeiçoado

Bom, confesso que apanhei um pouco dele. Não sei como é comprando direto da Livraria, mas o meu veio sem o manual de instruções. Pesquisando a internet é possível encontrar o manual do aparelho em diversas linguas.

Antes de tudo é preciso ter uma conta no site da Livraria Cultura ou da Kobo. É rapidinho e só precisa confirmar um e-mail.
Depois, o manual diz que é necessário baixar o aplicativo do Kobo em seu computador - e foi aí que meus problemas começaram.
Lá você consegue comprar e-books diretamente pelo site da Cultura, mas não era minha intenção (e nem é, por enquanto). No meu caso, eu queria transferir os e-books que eu já tinha em meu computador para o e-reader, coisa que, segundo o manual, é perfeitamente possível.
Tentei de TODAS as formas. Juro. Segundo o site de ajuda da Kobo, era só "arrastar" o arquivo para a pasta, sem a necessidade do aplicativo. O porém é que a pasta do e-reader tem diversas outras pastas dentro dela, e em nenhum lugar havia a orientação de qual era a correta.
Acabei colocando meus e-books no cartão de memória e até hoje não sei sincronizar meus arquivos pelo aplicativo da Kobo.

(O e-reader, que esqueci ligado e detonei a bateria - usando corretamente dura cerca de 1 mês - e a capa)


Depois desses probleminhas foi só alegria!
A leitura é realmente agradável e muito similar ao papel.

Algumas considerações importantes:
1. O modelo que adquiri é o mais simples e não possui luz interna especial para leitura. Nesse caso, o modelo indicado é o Kobo Glo, um pouquinho mais caro.
2. Apesar de aceitar arquivos no formato PDF, é aconselhável a leitura em ePUB. O PDF não se ajusta à tela quando há aumento da fonte (no caso, o Kobo trabalha com zoom nos aquivos em PDF). Ou seja: é necessário "navegar" pela página para a leitura. Já o ePUB se ajusta perfeitamente à tela, permitindo o ajuste no tamanho das fontes sem perder essa propriedade.

Li o livro "A Visita Cruel do Tempo", que logo terá resenha no blog, todinho pelo Kobo. Achei bem prático, ele é super leve, e me ajudou em um ponto bastante específico: não tenho lá muito tempo pra ler com trabalho + faculdade. Demoro 40 minutos pra chegar na aula, de ônibus, mas nunca conseguia ler no caminho porque sempre passava mal. Com o Kobo, estranhamente, não me senti mal. No começo rolou sim um mal estar, mas depois consegui ler normalmente, coisa que não dá com o livro físico.

Espero que o post tenha ajudado a galera que, assim como eu, está buscando se aventurar no mundo dos livros digitais!

 Acompanhe o blog nas redes sociais Facebook | Twitter

2 comentários :

  1. Eu tenho sérios problemas em ler pelo computador! ç_ç Tudo acaba me distraindo da leitura, sem contar que a luz é mais forte, a posição de sentada é ruim e ficar com o dedo no teclado para passar as páginas é muito chato...
    Tenho uma amiga que tem um Kobo e ela também morre de amores por ele! *-* Eu quero um também haha Já preciso começar a me aventurar nos livros digitais! Adorei a postagem, feliz que deu tudo certo na compra. Eu ficaria com o pé atrás, sempre fico em compras online rs!
    Seguindo aqui! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha muito problema em ler livro digital antes de ter e-reader e tinha até um certo preconceito também, mas agora não vivo sem! Ao contrário de você o que eu tenho é o Kindle e essa história do formato do arquivo não é totalmente verdade porque o próprio kindle converte para o formato especifico e você pode colocar nele qualquer livro baixado, que vc tenha no computador etc.
    Tô amando seu blog :)
    Bjs
    http://gostoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^