27 de abril de 2014

[Resenha] A Elite - Kiera Cass

Não era como se a minha presença fizesse o mundo dele mais feliz. A sensação que eu tinha era de ser o mundo dele. Não havia explosões. Não havia fogos de artifício. Era uma chama lenta, queimando de dentro para fora.





A Elite é o volume 2 da trilogia "Seleção", escrita por Kiera Cass. Você pode conferir a resenha do volume 1 aqui 

No segundo volume da trilogia restam apenas 6 garotas no castelo e na grande seleção, dentre elas America Singer, sua melhor amiga Marlee e a asquerosa Celeste.
O coração de America está claramente dividido entre Maxon, o principe (que, sim, conseguiu uma chance no coração da menina durona) e Aspen, seu antigo amor que havia se tornado guarda no castelo.

O principe faz absolutamente tudo pela garota, inclusive a leva até uma biblioteca secreta do palácio, o único lugar em toda Illéa onde livros são permitidos. Lá também há computadores, atlas, documentos históricos - tudo aquilo que a população estava proibida de ter acesso. Maxon permite que America leve um livro para ler em seu quarto, com a condição de que se torne um segredo que jamais fosse relevado.
America escolhe aquele que seria o diário de Gregory Illéa, o "fundador" do reino, tido como grande herói da nação. O que era para ser apenas uma pesquisa sobre antigos costumes, acaba revelando que Gregory não foi exatamente um herói, e a revolta de America começa aí. 
O sistema de castas havia sido criado da seguinte maneira: aqueles que doavam mais dinheiro para a reconstrução e criação do país - agora governado por um rei - recebiam os títulos das castas mais altas, enquanto quem não tinha tanta grana para contribuir - no caso, a maioria da população -, era distribuido para as castas inferiores.

O estopim da revolta de America foi a expulsão de Marlee do palácio, acusada de traição à família Real, após seu romance com um guarda ter sido descoberto. A punição? Açoitamento em praça pública.
O episódio, além de despertar ódio pelo príncipe, serve para que os encontros entre America e Aspen fossem cada vez menos frequentes.

No meio de tanta fúria e descobertas nada interessantes, America decide que chegou a hora de deixar a Seleção, mas quer sair em grande estilo.
Uma de suas tarefas como candidata a  futura rainha de lléa, era a criação de um projeto de caridade que seria apresentado a todo país, no Jornal Oficial.
Naquela noite, e sabendo que seria expulsa da Seleção logo após sua apresentação, America defendeu o fim do sistema de castas, apresentando seu segredo como justificativa: o diário de Gregory.

Achei o livro interessantíssimo, melhor que o primeiro volume. Em minhas resenhas, procuro focar aquilo que mais me prendeu ao livro, então talvez eu tenha deixado de lado diversos aspectos, como o romance presente na história.
É importante ressaltar que nesse volume as invasões ao palácio pelos rebeldes são cada vez mais frequentes e violentas, e a protagonista surge com a teoria de que as invasões eram motivadas pela busca dos livros escondidos no palácio. Muitos segredos são revelados no livros - como a outra face do rei -, mas também muitos outros são lançados no ar.

Confesso que estou muito ansiosa pela próximo e último livro (que será lançado no dia 6 de Maio e já está em pré-venda!). Minha curiosidade maior acaba sendo quais os outros mistérios por trás de Illéa e não quem será a escolhida (e o escolhido por America) no final das contas.


Infos:
Título Original: The Elite
Autor: CASS, Kiera
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765121
360 páginas.
Para comprar: Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)


10 comentários :

  1. Olá Ana tudo bem : :)
    Amei sua resenha, seu blog é muito lindo, já conhecia o livro, mais ainda não li, mais parece ser muito interessante, já estou te seguindo ;)
    #Retribui? Obrigado ^^
    Luucas Santana - A Series of Geek
    http://conflitodegaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida Lucas, tentei visitar o seu blog mas ele foi removido :\

      Excluir
  2. Confesso que não li a resenha toda porque estou lendo esse livro agora! Ao contrário de você tenho que dizer que esse está me decepcionando muito desde o primeiro. Senti uma evolução na história desde o último livro para cá, mas neste livro está tudo monótono e bem chatinho.

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana

    Todo mundo fala super bem dessa trilogia e tenho muita vontade de ler, mas só quando todos os livros forem lançados. Vou comprar os três de uma vez. Espero curtir bastante.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Aninha *o*
    Acredita que sou doida pra ler essa série, mas nunca consigo comprar os livros?! Deveria ter pedido de aniversário pro meu irmão (mimimi). Todo mundo fala super bem desses livros, e vou ficar esperando pela sua resenha do terceiro (e que você adquira logo!)

    Mil beijos, boa semana <3
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Achei esse livro muito mais interessante que o primeiro.
    Maxon se revela um belo cafageste neste, America continua chata, mas acho que teve mais enredo que o primeiro. Veremos como será o último.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, pra mim foi bem melhor (embora o meu favorito seja o último :p)

      Excluir
  6. Oieeee. Sabe que quero ler esta série faz tempo mas eu sempre deixo passar. E sempre leio resenhas positivas sobre ele. Mas com certeza é uma saga que eu quero!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^