21 de março de 2014

[Resenha] Desventuras em Série vol. 1: Mau Começo - Lemony Snicket

Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida.

Não, eu nunca tinha lido Desventuras em Série, acreditem! Tenho essa vontade desde que assisti ao filme em uma das inúmeras vezes que passou na Sessão da Tarde. Baixei há algum tempo, num site que em breve farei um post pra vocês, e quando comecei comecei minha Jarra dos Livros foi o primeiro sorteado. Que mau começo que nada - foi uma ótima forma de começar o projeto!

O primeiro livro da série, escrito por Lemony Snicket e ilustrada por Brett Helquist, conta o início das desgraças na vida dos irmãos Baudelaire: Violet, Klaus e Sunny (a mais nova, um bebê). Após a morte de seus pais em um misterioso incêndio, os irmãos são obrigados a morar com seu parente mais próximo - o terrível Conde Olaf, que, apesar de tudo, as crianças sequer conheciam.

O Conde e sua trupe de teatro acabam por se tornar os inimigos número 1 dos órfãos, como são chamados por eles. Olaf atribui-lhes todas as tarefas de sua imunda casa, além de mau tratá-los e tentar a todo custo roubar-lhes a herança de seus pais.

Sabendo que as crianças só terão acesso ao dinheiro após Violet chegar a maioridade e não necessitar mais de um tutor, o Conde planeja se casar com ela e colocar o mais rápido possível, suas mãos na herança. As crianças contam com a ajuda do Sr. Poe, que oficialmente toma conta do dinheiro, e da Juíza Strauss, vizinha do Conde, pra escapar da armação.

O livro é curtinho - em PDF acabou tendo 90 páginas -, e li em menos de uma semana. Apesar de não gostar muito de literatura fantástica, o primeiro livro foi bastante ameno nesse aspecto, o que me fez gostar ainda mais. É uma leitura infanto-juvenil, porém gera muita reflexão. Assuntos importantes e sérios - como a farsa do casamento que o Conde planejou - são tratados de uma forma mais leve, que pode ser interessante para diferentes faixas etárias.
É um bom livro. Recomendo!

Infos:
Título Original: A Series of Unfortunate Events - The Bad Beginning
Autor: SNICKET, Lemony
Editora: Seguinte
ISBN: 8535900942
152 páginas.
Para comprar: Submarino | Americanas
(comprando através dos links do blog, a blogueira que vos fala ganha um dinheirinho pra investir em mais resenhas pra cá)

8 comentários :

  1. Nunca tinha muito interesse em ler esses livros, achava que uma série enorme como essa devia ser uma tremenda enrolação, mas de uns tempos pra cá eles me encantaram mais... Já assisti o filme e gostei bastante, apesar de achar meio doido, mas acredito que o livro por ser curtinho também irá me encantar. :) Espero ler em breve...
    Não consegui seguir por aqui, por causa do problema com o GFC, mas já estou seguindo pela fanpage...
    Beijos e boas leituras, adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Eu compartilho do mesmo sentimento, não sentia interesse em ler - até porque nunca fui muito fã de literatura fantástica - mas me surpreendi!
      É realmente muito bem escrito e encanta logo de cara. Li em pouquíssimo tempo.
      Espero que consiga ler e se encante também! Se um dia decidir, compartilhe a experiência comigo!
      Boa leitura! Beijos beijos! :)

      Excluir
  2. Amo essa série e apesar de ser imensa eu já li a coleção toda!
    O autor fez livros tão originais, até hoje quando uma resenha sobre suas obras sinto saudade de sua narrativa e, até mesmo, do vilão Olaf com toda a sua repugnância!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia ler a coleção toda! Quero poder em breve, mas a faculdade está tomando tanto do meu tempo... Talvez nas ferias, quem sabe?
      Também adorei a narrativa do autor!

      Beijos beijos.

      Excluir
  3. Oi, flor!
    Vi a recomendação do seu blog pela querida Cássia, do Procurei em Sonhos, e vim conferir! Adorei sua resenha…. <3 Eu ainda não li este livro, mas tenho vontade de conhecê-lo depois que vi no comentário de um blogueiro que muito admiro considerá-lo um dos seus favoritos. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa e só reafirmou minha decisão de mantê-lo entre os livros que ainda desejo ler (rs).
    Beijo carinhoso!

    My Queen Side

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Primeiro queria agradecer sua visita - acredita que só pelo seu comentário eu descobri que meu blog estava no Procurei em Sonhos?? Fiquei fora por um tempo e voltei com essa notícia deliciosa!
      Espero que leia em breve mesmo! Demorei um bom tempo pra tomar coragem e não me arrependi de forma alguma.

      Beijos!

      Excluir
  4. Cara, eu era louca para comprar a série. Comprei e cadê o tempo para ler? Tô loooouca por eles. Agora com a resenha fiquei mais ansiosa. hahaha.

    Beijos,
    www.cloudsandfantasy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Helen, espero que você tenha criado coragem (e tempo) para ler os livros! Também comprei a coleção e só me deu mais vontade de ler heh

      Beijos :)

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^