13 de abril de 2013

[Resenha] Extraordinário - R.J. Palacio.

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.

Mais um livro pra categoria ''cresci-mais-esqueci-de-ler-livros-de-adulto''.
Extraordinário conta a história de Auggie, um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade no rosto e uma síndrome que só piorava as coisas. Desde pequeno acostumado aos olhares espantados e preconceituosos, nunca frequentou uma escola e é apaixonado por Star Wars. Auggie tem uma irmã - Via, que acaba de iniciar suas aulas no Ensino Médio -, uma cachorra chamada Daisy e vive com seus pais.
Um dia se vê contra a parede: seus pais decidem que já é a hora de começar a frequentar uma escola como toda criança normal... E é aí que os problemas começam.

Não vou negar: é um livro em partes bobinho, mas da mesma forma bonito e bem escrito. Cada capítulo é contado por um personagem diferente, e mostra a sua visão da história e do próprio protagonista. Não diria que é um livro triste (não no geral, porque me fez chorar e não que isso seja um mérito, anyway), mas um livro capaz de transmitir a agonia do personagem. A vontade de ser normal, a vergonha, a vontade de se esconder e por vezes até a conformidade - Auggie sempre soube que em um primeiro momento as pessoas seriam cruéis com sua diferença.

Achei bonito! Vale a pena ler quando se procura um livro fácil, curto (317 páginas, vai) e bem escrito.

Ps.: Na história, um dos professores de Auggie escreve preceitos para os alunos refletirem no início de cada mês. Vale a pena ler no final do livro, nos anexos, os preceitos do ano todo e que não foram citados no decorrer da história.

Infos:
Título Original: Wonder
Autor: PALACIO, J.R
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573015
317 páginas

1 comentários :

  1. Estou muito ansiosa para ler esse livro, só leio coisas positivas sobre ele. Ainda bem que será uma das minhas próximas leituras. Não sabia dessa parte dos preceitos para reflexão no ínicio de cada mês, gostei da ideia. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário!
Comentários com mera intenção de spam ou divulgação serão ignorados.

Todas as visitas são retribuídas (muitas vezes retribuo seguindo o blog em questão, para assim poder comentar uma publicação que seja interessante e acrescentar ao invés de só retribuir).

Beijos ^-^